5 livros que irão ajudar na sua educação financeira

Em um mundo ideal a educação financeira deveria se iniciar na infância e ter continuidade durante nossa vida escolar, mas infelizmente não é isso que acontece.

Muitos pais não entendem nada de finanças e acabam não conseguindo contribuir na educação financeira de seus filhos, outros até se dão bem financeiramente mas são relapsos em educar seus filhos.

Economia doméstica que em alguns países faz parte do currículo escolar é algo desconhecido da maioria dos brasileiros, que ainda possuem enraizados como parte de sua cultura a ostentação, onde é mais importante ter do que ser.

Por esse motivo hoje eu quero compartilhar com vocês 5 livros que foram fundamentais na minha educação financeira e que me ajudaram a mudar a minha relação com o dinheiro.

Graças a esse conhecimento eu mesmo sendo uma profissional autônoma consegui economizar em alguns momentos até 60% dos meus ganhos.

O misterioso significado do dinheiro – Nathalie Trutmann

Esse não é um livro sobre finanças é um livro sobre a vida, que nos mostra de forma prática como nossa cultura, história e emoções podem afetar a nossa relação com o dinheiro e o valor que damos a ele.

A autora compartilha conosco experiências que vão desde a sua infância até a vida adulta (nos dias de hoje uma mulher casada e com dois filhos) que foram ao longo do tempo trazendo lições preciosas e mudando a sua percepção sobre o dinheiro.

Eu vou te ensinar a ficar rico – Ben Zruel

Logo a principio o autor nos apresenta uma triste realidade da classe média brasileira, que é viver um estilo de vida incompatível com seus ganhos, gastando tudo o que ganha e ao longo do percurso se endividando para conseguir manter uma vida de aparências e acumular bens de consumo, gerando um circulo sem fim.

E é então que ele nos apresenta 3 passos práticos para se livrar das dividas e conseguir conquistar a liberdade financeira.

Os segredos da mente milionária – T. Harv Eker

Neste livro você aprenderá que riqueza não tem haver com a quantidade de bens ou dinheiro que você tem acumulado mas sim como administrar as finanças de forma correta.

Desde a infância somos cercados de crenças que podem nos levar a lidar de forma errada com o dinheiro e os nossos gastos excessivos podem ter origem em nossa insatisfação com a vida. Assim o autor deseja substituir uma mentalidade destrutiva  – que talvez você nem perceba que tem – pelos “arquivos da riqueza” que é o modo de pensar dos verdadeiros ricos.

Quem pensa enriquece – Napoleon Hill

O autor passou mais de 20 anos estudando a mente dos milionários, levando em consideração que muitos desejam ficar ricos, mas poucos realmente conseguem, ele quis desvendar o segredo por trás daqueles que conseguiram conquistar milhões.

Esse livro escrito há 100 anos é atemporal e trás consigo lições preciosas de como funcionava a mente de homens que construíram grandes riquezas como Henry Ford, Theodore Roosevelt, King Gillette e John Rockefeller.

A riqueza da vida simples – Gustavo Cerbasi

Muita gente acredita que riqueza tem haver com ostentação e que simplicidade é o mesmo que pobreza. E é exatamente essa crença limitante que esse livro vem destruir.

Um estilo de vida simples e mais sustentável pode na verdade oferecer riqueza e ele não trata apenas de dinheiro mas também de saúde, tempo e qualidade de vida. Com algumas mudanças você pode alterar sua vida financeira e alcançar os seus sonhos. 

Espero que esses livros possam ajudar você em sua educação financeira e sejam um divisor de águas em sua vida te ensinando a lidar com o dinheiro de forma saudável e gerando a verdadeira riqueza.

 

Avatar

Sobre Andreza Novais

Sou especialista no mercado de festa e eventos e meu objetivo é auxiliar profissionais e empreendedores a alcançar um novo nível na gestão do seu negócio.

1 comentário

  1. Dicas que valem ouro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.