O setor de eventos está otimista com relação ao ano de 2023, depois dos anos difíceis poder voltar a normalidade traz não apenas a sensação de alívio como a oportunidade de mais investimentos e profissionalização dos negócios.
Estar atento às tendências do setor é primordial para as empresas que desejam se manter relevantes no mercado e lucrar, por isso trazemos aqui as tendências para o setor de eventos em 2023.
Uso de tecnologia
A tecnologia será utilizada em todas as etapas da organização do evento e a comunicação digital estará cada vez mais presente em eventos sociais e corporativos. Uso de aplicativos e site com informações do evento, convites virtuais, mídias sociais, QR Code, softwares de gestão e automação de processos visam trazer ao setor mais praticidade e economia.
Eventos Sustentáveis
Com anfitriões e público cada vez mais consciente os eventos deverão ser pensados de forma sustentável, convites virtuais ou feitos em papel semente, uso de produtos e fornecedores locais, alimentos sazonais e regionais, folhagem e flores permanentes serão alguns dos recursos usados para garantir economia, evitar o excesso de materiais descartáveis e desperdícios.
Decoração colorida e tropical
Nos eventos sociais a decoração estará colorida, com cores vibrantes, uso de materiais orgânicos num estilo bem tropical. Os cenários Instagramáveis continuam com força total tanto nos eventos sociais quanto corporativos.
Eventos corporativos menores e eventos sociais maiores
Enquanto os eventos corporativos diminuem buscando oferecer experiências intimistas e exclusividade, os eventos sociais crescem contando com um número maior de convidados buscando integrar as pessoas.
Diversidade e inclusão
As questões de diversidade e inclusão estão cada dia mais relevantes para a sociedade atual e isso se reflete nos eventos, raça, religião, gênero e acessibilidade deverão ser muito bem pensadas, como por exemplo ter equilíbrio entre os gêneros dos palestrantes em eventos corporativos ou em elaborar lembranças sem gênero nos eventos sociais.
Repensando as tradições
Em eventos sociais, especialmente no setor de casamentos, a geração Z chegou repensando muitas das antigas tradições que são consideradas machistas ou sem sentido (falamos sobre isso na Newsletter de Julho “O mundo mudou e as cerimônias de casamentos também”).