Planejar uma festa de casamento não é uma tarefa fácil, é um processo estressante e caro e muitos casais acabam perdidos no meio de tanta informação e opções.
Somando-se a isso há também a falta transparência nos preços dos serviços e muitos casais não têm ideia do custo geral de uma festa de casamento e muito menos do custo de cada fornecedor envolvido.
Para aqueles casais que buscam ajuda profissional para a organização do evento a taxa média de contratação de um organizador de casamento varia de 5 a 10 mil reais, mas esse valor pode chegar a até 30 mil reais dependendo da empresa contratada.
Segundo o Wedding Report nos EUA apenas 18 % dos casais contratam o serviço de um wedding planner para auxiliar na organização do evento, infelizmente não possuímos esses dados no Brasil, mas o Garimpo de Eventos fez um levantamento baseado nos dados de busca do Google e se compararmos o volume de pesquisas feitas por buffet de casamento X assessoria/cerimonial de casamento o número de buscas é de apenas 10%, ou seja, 90% dos casais que organizam uma festa de casamento não contratam o serviço de um organizador de eventos profissional.
E é de olho nesses 90% que muitas empresas têm surgido com o objetivo não apenas de atender a esses casais mas também faturar nesta indústria bilionária, afinal de contas só nos EUA a indústria de casamentos movimenta 58 bilhões de dólares e o Brasil não fica muito atrás, a previsão é que o setor de casamentos brasileiro tenha movimentado em 2022 cerca de 40 bilhões de reais.
Além disso, muitos casais reclamam sobre a demora dos fornecedores em responder mensagens e enviar orçamentos e é exatamente aí que essas empresas de tecnologia entram em ação para facilitar a vida dos noivos e o contato com fornecedores.
Mas ao contrário de setores como entrega de comida, educação e finanças que são muito bem sucedidos em oferecer serviços on-line, o setor de casamentos é formado por pequenas empresas locais, em alguns casos informais, sem estrutura e avessas à tecnologia, que sobrevivem de recomendações boca a boca e com poucos clientes recorrentes.
Não é à toa que uma pesquisa feita pela Dréz Comunicação com empreendedores do setor mostrou que 66% das empresas fornecedoras do mercado de festas estão atendendo menos clientes do que desejam.
Apesar do avanço tecnológico em diversos segmentos da sociedade, ainda é difícil convencer os fornecedores do setor de casamentos a aderir a novas plataformas e ferramentas pois muitos hesitam em investir tempo e recursos além das dificuldades em usar os meios digitais.
Ainda assim, nos últimos anos muitas empresas se tornaram bem sucedidas no setor, como é o caso do The Knot Worldwire empresa de mídia e tecnologia sediada nos Estados Unidos e presente em mais de 15 países incluindo o Brasil através do site e aplicativo casamentos.com.br.
O Casamentos oferece não apenas conteúdos para os casais que estão na fase de planejamento, mas muitas outras ferramentas como um diretório de fornecedores, fórum de discussão, site do casamento, lista de tarefas, gestão de lista de convidados, planos de mesas, gestão de fornecedores contratados e controle de gastos, tudo isso de forma gratuita para os noivos, não é a toa que eles possuem cerca de 1 milhão de acessos por mês só aqui no Brasil.
Uma outra empresa que tem se destacado é a Loverly, uma plataforma on-line também dos EUA que oferece diversas ferramentas gratuitas para ajudar casais a definir seu orçamento e escolher seus fornecedores além de oferecer cursos e consultoria virtual que conta não apenas com profissionais especializados para atendimento como também dispõem de uma inteligência artificial que atende aos casais fora do horário comercial visando esclarecer dúvidas a qualquer hora, ou seja, os casais nunca precisam esperar muito por uma resposta.
Voltando ao Brasil outra opção disponível é a Organize Casamento uma plataforma e aplicativo que disponibiliza gratuitamente ferramentas para criação do site do casamento, controle financeiro, check list, gestão de lista de convidados e fornecedores, contando também com um recurso onde é possível compartilhar todas essas informações com os assessores caso os noivos optem pela contratação do serviço de assessoria final.
E para finalizar temos a startup Lejour, uma empresa que pertence ao grupo Fast Shop e que tem como objetivo ajudar os noivos a encontrarem fornecedores de forma prática e transparente. Através da calculadora do casamento disponibilizada no site é possível ter uma média de custos do evento e assim conseguir filtrar os fornecedores que estejam dentro orçamento, a plataforma também dispõe de outras ferramentas como o site do casamento, lista de presentes e suporte com especialistas para sanar dúvidas.
Vale lembrar que em breve muitas outras tecnologias estarão disponíveis e poderão ser usada pelos casais para a organização do seu casamento, provavelmente se você trabalha com assessoria e cerimonial de eventos deve estar se perguntando qual o futuro da sua profissão e do seu negócio, bem ainda é cedo para saber, mas talvez esse seja o momento de começar a repensar como se posicionar diante dessa nova realidade.