Casas Bahia ou Sierra?
Você deve estar se perguntando o que essas lojas tem haver com o mercado de festas, na verdade o que iremos tratar aqui é sobre os nichos de mercado, com frequência vejo os profissionais reclamarem do baixo valor dos serviços e produtos de seus ditos “concorrentes”, mas você já parou para se perguntar se eles realmente são seus concorrentes?
Para exemplificar, vamos supor que você deseje comprar um sofá, antes de compra-lo você vai fazer uma pesquisa de valores e modelos, se você é da classe C vai logo considerar ir até as Casas Bahia, porque eles costumam ter preços baixos e pagamento facilitado. Se for do público A vai preferir ir em uma loja mais sofisticada como a Sierra pois eles possuem móveis de boa qualidade e um atendimento diferenciado.
No mercado de eventos não é diferente, por ser um mercado ainda desconhecido da maioria, os clientes acabam solicitando um orçamento sem ter um critério pré definido, e além disso muitas empresas e profissionais ainda não definiram em qual fatia de mercado deseja atuar, e com isso todos perdem.
Acreditar que sua empresa pode atuar em todos os nichos de um mercado é um erro, pois cada grupo de clientes possuem características próprias, um exemplo disso é a Kopenhagen que para concorrer com empresa Cacau Show criou a marca Chocolates Brasil, assim a Kopenhagem continua atuando no mercado de luxo enquanto a Chocolates Brasil atende ao mercado popular.
Então antes de praguejar contra fornecedores que cobram valores muito baixos ou tão altos que pareçam surreais, comece a considerar quem é o seu público e qual o nicho de mercado você atende, defina se no mercado você é Casas Bahia ou Sierra Móveis, Dolly ou Coca-Cola só assim você saberá quem é ou não seu concorrente.