A festa de 15 anos que é tão popular hoje no Brasil teve origem nas apresentações e bailes de debutantes que eram oferecidos nas cortes europeias. Algumas fontes dizem que essas apresentações já aconteciam na era medieval, na época do Reinado da Rainha Elizabeth I na Inglaterra, porém há poucas evidências sobre isso.
Mas é certo que está é uma tradição que existe desde a metade do século XVI, quando as famílias nobres apresentavam suas filhas com idade para casar à rainha para que assim elas pudessem participar dos eventos da sociedade.
Isso era uma forma de demonstrar o status social da família e também encontrar um bom partido para garantir a estabilidade financeira e sustento da mulher, já que na época elas não trabalhavam e nem herdavam os bens da família que eram repassados para o filho mais velho. A série Bridgerton e Donwton Abbey retrata bem esses costumes.
A palavra debutante se origina do francês ‘débutant’, que significa iniciante ou estreante e na França essa apresentação das debutantes se chamava “Honras da corte”.
Com o tempo esta celebração passou por diversas transformações refletindo as mudanças sociais e culturais de cada época, a primeira delas surgiu a partir de 1800 com a revolução industrial e crescimento da burguesia que eram pessoas muito ricas, muitas vezes até mais do que muitos nobres, porém nem sempre conseguiam frequentar os eventos na corte.
Por isso, eles próprios começaram a realizar festas de apresentação para suas filhas, para marcar a transição para a idade adulta e o inicio de sua participação na vida social.
Esses bailes foram tradicionais na Europa até a 2ª guerra mundial, após esse período as mulheres começaram a estudar e trabalhar e tal evento deixou de fazer sentido. Na Inglaterra o baile de debutantes na corte deixou de existir em 1958, quando a Rainha Elizabeth II decidiu modernizar a monarquia.
Os imigrantes europeus trouxeram essa tradição para o continente americano mas nem todas as famílias tinham condições de arcar com os custos de uma festa sozinhos, por isso eles se uniam em clubes e grupos para oferecer bailes coletivos.
Esses bailes se popularizaram no continente americano na década de 1950, quando as participantes usavam vestidos de baile na cor branca uma tradição que remete a época da regência na Inglaterra e assim foi até até a década de 1990 quando houve uma diminuição neste tipo de celebração pois as festas foram sendo substituídas por viagens.
No início dos anos 2000 esse tipo de celebração voltou repaginado se tornando as festas de 15 anos que conhecemos hoje e que mistura tradição e elementos modernos e ajudam a impulsionar uma indústria milionária.
Os bailes de debutantes coletivos tem sido cada vez mais raros, mas as festas individuais ainda são muito comuns em toda a américa latina, conhecidas como Quinceanera dos países de língua espanhola e Festas de 15 anos no Brasil e Guiana Francesa.
Se você quiser saber mais sobre a moda dos bailes de debutante ao longo dos séculos sugiro assistir a esse vídeo da Modista do Desterro.