Dias atrás eu estava ouvindo um podcast com o especialista em marketing Nino Carvalho quando ele falou uma frase que me chamou a atenção:
“Marketing não deve ser um departamento da empresa”
Pouco tempo depois lendo o livro Marketing uma história de amor de Bernardette Jiwa me deparei com a seguinte declaração:
“Marketing não é um departamento e a história de como você faz a diferença para os seus clientes”
Em um tempo em que se multiplicam nas redes sociais “gurus de marketing” com suas formulas baseadas em achismos não é difícil perceber quão confuso e fragmentado o termo marketing tem se tornado.
Em primeiro lugar é preciso deixar claro que marketing não é propaganda, não é postagem em redes sociais ou vendas, creio que a melhor definição do que é marketing é de um dos maiores pensadores sobre o assunto Ted Levitt:
“Marketing é atrair e manter clientes”
Se levarmos em consideração que todas as empresas nascem para vender e gerar lucro, o marketing não deve ser considerado um departamento mais sim uma filosofia que regem a todos os colaboradores de uma empresa.
Da faxineira ao CEO, todos devem trabalhar para conseguir suprir os desejos e necessidades dos clientes da melhor forma possível.
O marketing envolve se relacionar com o cliente, ouvir suas necessidades, adaptar produtos e serviços ao que ele deseja, se comunicar com ele e trabalhar para que a toda a sua experiência seja bem sucedida.
Ou seja, marketing não deveria ser um departamento ou agência que produz conteúdo ou desenvolve estratégias de comunicação com o público-alvo.
Se você contrata colaboradores ou uma agência apenas para ter um site e fazer postagens nas redes sociais, você não está fazendo marketing, apenas propaganda e provavelmente deixando muitos fios soltos pelo caminho.
Alguns empreendedores consideram que marketing é algo complexo e que deve ser feito apenas por grandes empresas com equipes bem estruturadas, mas isso é um erro, afinal de contas quanto menor a empresa mais fácil é conseguir aplicar o marketing em seu negócio.
O marketing é um processo continuo que deve estar presente em todos os departamentos, envolvendo toda a jornada do cliente e tendo nele o seu foco principal. Pois é dessa forma que sua empresa vai conseguir se diferenciar da concorrência, atrair e fidelizar clientes e lucrar.
E para finalizar vamos refletir no que disse Ludmilla Rossi na aula “Como fazer o mundo vir correndo até você” :
“Marketing tem de deixar de ser um departamento e se tornar um comportamento”