Se você possui uma micro empresa ou é um profissional autônomo uma pergunta que deve fazer com frequência é: O que fazer para divulgar o meu trabalho?
Essa pergunta não possui uma resposta simples, visto que é muito importante conhecer o mercado em que está inserido e qual é o público alvo a qual os seus serviços são direcionados para poder definir uma estratégia de divulgação que possa ser eficiente.
Mas caso no momento você não tenha condições de fazer um estudo de mercado para basear a sua estratégia de comunicação e marketing, vou dar algumas sugestões simples que podem ajudar você a divulgar o seu trabalho e conquistar clientes.
Rede de contatos
Comece divulgando o seu trabalho entre os seus conhecidos, familiares, amigos, ex colegas de trabalho e escola, o pessoal do clube, a irmandade religiosa. Todas as pessoas que você conhece podem ser um contato promissor para ajuda-lo a conquistar clientes. Você pode fazer isso através de aplicativos de mensagem, e-mail ou até pessoalmente.
Tenha um site
Segundo pesquisa da TIC Domicílios 2019 a internet no Brasil possui cerca de 134 milhões de usuários, ou seja, 3 entre 4 pessoas no Brasil utilizam a internet e um levantamento da Internet Lives Stats em 2019 relata que o Google processa cerca de 3,5 milhões de pesquisas por dia, o que representa em média cerca de 40 mil pesquisas por segundo. Diante disso é importantíssimo que qualquer empresa ou profissional possua um site otimizado para os mecanismos de busca, isso irá garantir a atração de clientes de forma orgânica (ou seja, sem precisar pagar por anúncios).
Produza Conteúdo
Produzir conteúdo na internet é uma forma de divulgar seus serviços e atrair clientes e isso pode ser feito de várias formas, nas redes sociais, através de um blog, criando artigos para sites de terceiros, grupos de Facebook, criação de e-books para distribuição gratuita, podcasts e etc. Mas é preciso estar atento pois criar conteúdos só dará resultados se os assuntos abordados forem interessantes para o público que você deseja atingir.
Invista em anúncios pagos
Para quem deseja resultados rápidos sem ter muito trabalho a melhor opção é investir em anúncios que podem ser feitos em redes sociais, mecanismos de busca e sites com grande volume de acessos. Dependendo no mercado em que se atua parcerias com influenciadores também pode ser uma boa opção.
Com o avanço da internet fazer a divulgação do seu trabalho ficou muito mais fácil e barato porém é importante lembrar que isso não pode ser feito de qualquer jeito ou você pode acabar sendo punido por produzir spam. Já falei aqui mas vale repetir tudo isso precisa ser feito com estratégia pensando que os resultados virão em geral em médio ou longo prazo, pois não existe fórmula mágica.