Já algum tempo quero abordar esse assunto por aqui pois sinto que é algo que deve ser tratado com prioridade para o aprimoramento nos serviços de gastronomia para eventos, e ontem ao ler uma entrevista da Folha de São Paulo com a especialista em hospitalidade Lilian Scheidler a minha mente se abriu ainda mais para esse assunto (para ler a entrevista clique aqui).
Por conviver desde cedo com algumas restrições alimentares, sempre tive a preocupação em todos os eventos que realizei em ter no cardápio opções que atende-se a esses públicos, especialmente vegetarianos, porém mesmo assim por algumas vezes me deparei com pessoas que me procuraram durante o evento solicitando opções sem leite, queijo ou sem glúten e ai era aquele alvoroço para conseguir atender essas pessoas já com a mesa posta e tudo pronto.
Na entrevista Lilian Scheidler comenta que o serviço de um restaurante inicia-se logo na reserva, afinal de contas “é necessário saber se há alguma restrição alimentar” infelizmente isso raramente ocorre no atendimento dos serviços de gastronomia para eventos, os profissionais não foram treinados para obter essa informação do cliente e isso acaba acarretando diversos problemas logo na degustação e que costuma se seguir até o dia do evento.
Foram diversas as vezes em que fui acompanhar clientes em degustações e que os mesmos tinham restrições alimentares e se esqueceram de informar, comprometendo um momento que deveria encantar. Em um episodio informei a cozinha sobre a alergia que a cliente tinha a cogumelos e por desatenção dos profissionais envolvidos serviram a ela um filé ao molho funghi, por sorte a cliente percebeu a tempo ou teríamos um situação que pode levar até a morte.
E para encerrar mais um caso que presenciei da falta de preparo, em um casamento que eu estava organizando a maioria dos convidados pertenciam a um religião com sérias restrições alimentares e a carne de porco e seus derivados são proibidos. Ao repassar o cardápio com o maitre fui informada que a carne que seria servida foi recheada com linguiça calabresa, isso mesmo constando na ordem de serviço da cozinha que não deveria haver carne de porco, presunto ou derivados.
Isso sem contar quando estamos em um evento e os alimentos não possuem identificação de quais são os ingredientes em sua composição e os profissionais de atendimento (garçons, maitres e etc) não sabem informar nada.
Na Inglaterra onde as empresas de alimentos e bebidas são preparados para isso, informam em seus cardápios as opções vegetarianas (até nos doces, afinal a base de gelatina possuem ingredientes de origem animal) e também induzem os participantes de eventos a informar com antecedência as suas restrições alimentares.
Há algum tempo atrás auxiliei um familiar na contratação do serviço de buffet para o seu casamento e uma das exigências dos noivos que estavam fora do país, era de que o buffet pudesse atender a um dos padrinhos com um refeição especial sem glúten pois seu amigo era alérgico. Não foi uma tarefa fácil, mas conseguimos encontrar uma empresa que conseguiu nos atender com maestria e foi só elogios.
Então se você trabalha com serviços de alimentos e bebidas é importantíssimo que treine a sua equipe para que esteja preparada para atender ao público com restrições alimentares, desde o primeiro atendimento.