Assessor, Consultor, Cerimonialista e Organizador???

Acabo de ler em um site destinado a profissionais de eventos a seguinte definição sobre a profissão de cerimonialista:
“Cerimonialista é o profissional responsável pelo planejamento, organização e execução do evento. É responsável por planejar soluções e executar ações voltadas ao encontro de aspirações do cliente.”
Infelizmente terei que discordar, é claro que vou esclarecer o porque, como já citei anteriormente há uma grande confusão com relação a denominação dada ao profissional de organização de festas, eu mesma já fiz  dois posts sobre isso, veja CerimonialistaXOrganizador e Quem é quem no mercado de eventos.
Por isso vamos as definições do trabalho do cerimonialista, segundo Jânio Ferreira de Moura em artigo escrito para o CNCP – Conselho Nacional de Cerimonial Publico sob o titulo “Cerimonialista um serviço ainda desconhecido por muitos…” o trabalho de um cerimonialista deve ser definido como:
“guardião das leis, de certas formalidades, profundo conhecedor das leis, estatutos e costumes para reverenciar um ato solene, seja ele, de caráter religioso, político, judiciário ou mesmo privado”
Segundo o governo federal a definição é a seguinte:
Cerimonialista – Organiza, acompanha e executa o cerimonial* do evento, de acordo com a classificação e tipologia. Elabora o roteiro e script. Prepara o protocolo.
 
Organizador de eventos – Planeja, organiza, executa e avalia eventos sociais tais como casamentos, aniversários, bodas, dentre outros, respeitando medidas de segurança e atuando com responsabilidade socioambiental.
 
Eu sei que em boa parte do país o profissional de organização de eventos é chamado de cerimonialista, mas é algo que nos profissionais precisamos corrigir, o trabalho de cerimonialista tem o seu valor, mas não condiz com o que é executado pelos organizadores cuja função é mais ampla e totalmente ligada ao operacional de um evento.
*Cerimonial é a aplicação do protocolo (conjunto de regras que orientam as cerimônias civis, militares ou religiosas.)
 
Fontes: site pronatecsite CNPC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *