Com que roupa eu não vou

Uma preocupação que todos os profissionais e empresas que atendem ao mercado de festas deve ter é com relação ao traje usado pelos seus colaboradores durante o trabalho. No geral o uso da cor preta é padrão para todas as equipes (com exceção da brigada da cozinha que já possui seu uniforme padrão), mas muitas vezes as empresas pecam em não orientar seus funcionários com relação a alguns detalhes que são fundamentais.

Se sua empresa recebe ao cliente no dia a dia (loja de trajes, buffet, espaço e etc) que tal orientar a sua equipe  de atendimento a usar preto todos os dias, além de criar um padrão, fica mais sóbrio e profissional. Para a equipe operacional uma calça jeans, tênis (que não seja colorido demais) e uma camiseta com a identificação da empresa já atende bem e até auxilia com relação a segurança durante a montagem da festa.

Porém não basta apenas usar roupas da cor preta, alguns cuidados são fundamentais para não errar e causar uma má impressão ao cliente, por isso abaixo uma lista do que não deve ser usado:

– Fendas, decotes, mini saia, blusa de alcinhas, transparências, tomara que caia, roupas justas ou sensuais, brilhos e acessórios exagerados (nisto inclui-se brincos, anéis, pulseiras, relógios e etc), afinal nada disso cumpre a função de discrição;
-As cores branca, off white, nude e marfim – em casos de casamento a cor branca é de uso exclusivo da noiva, então a não ser que ele esteja coberto com um colete ou blazer é melhor não usar essa cor;
– calças legging – não sou especialista em moda, mas sei que legging é roupa destinada a fazer exercícios físicos, não tem nada a ver usa-la em uma festa, muito menos quando se está trabalhando;
– Trajes coloridos – é claro que em um casamento na praia ou durante o dia no campo durante o verão usar preto nem sempre é bom, então neste caso pode se optar por uma cor mais clara, porém neutra. Aquela mania que querer combinar a cor do uniforme com a decoração da festa na MINHA OPINIÃO não tem nada a ver, afinal sou somos profissionais e não um elemento da cenografia.

Para profissionais de assessoria e cerimonial vale salientar:

– Em primeiro lugar você precisa ter me mente que não é convidada e sim profissional, por isso nada de usar vestido de festa, muito menos vestido vermelho e cheio de brilho, quem precisa brilhar é a cliente e não você.

– Os eventos sociais são ocasiões mais formais por isso nada de camiseta no uniforme (ele pode e deve ser usado durante a montagem, mas nunca durante o evento).

– De preferência use cabelos presos, além de ser mais prático pois nunca se sabe como o cabelo estará no final do evento (umidade, ventânia e etc), pode ser que você precise passar por áreas onde se manipula alimentos e manter os cabelos presos nestes casos é questão obrigatória por lei.

– Alguns profissionais orientam suas equipes a usarem maquiagem bem forte, porém devemos nos lembrar que nos trabalhamos com pessoas de diversas culturas e religiões e que isso não é visto com bons olhos por algumas pessoas e religiões, você deve estar bem maquiada mais sem exageros ou pode causar uma má impressão entre religiosos e convidados.

Para não errar:

– Cor sempre preta (inclusive camisas internas)
– Prefira terninhos e vestidos na altura dos joelhos sem decotes ou muitos detalhes.
– Para diferenciar sua equipe use além do pin de identificação, lenço, faixas ou flores das cores de sua empresa, mais nada que seja muito chamativo.
– Tenha como referência os recepcionistas de hotéis, nossos uniformes devem seguir o mesmo padrão do mercado de hospitalidade.

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