Como se tornar um organizador de eventos

Muita gente me pergunta como se tornar um profissional de organização de eventos sociais, fico feliz quando me perguntam sobre isso por que é sinal de que a pessoa tem interesse em iniciar o trabalho de forma correta, em contrapartida as vezes recebo ligações que me deixam preocupada, na maioria dos casos ex noivas que iniciam a venda do serviço de assessoria sem ter capacitação ou experiência alguma para isso.
Vale lembrar que organizar o próprio casamento não torna ninguém profissional, é como instalar um programa em seu computador e sair por ai dizendo é um programador ou profissional de TI.
Para quem deseja iniciar como profissional de organização de festas é necessário em primeiro lugar buscar conhecimento técnico, hoje já dispomos de uma graduação em eventos oferecido por diversas universidades do país, mas essa formação pode ser realizada também através de cursos técnicos ou livres, além da leitura de livros e visitas a eventos do setor para conhecer o mercado.
Antes de empreender ou se lançar como profissional autônomo o ideal é buscar estágios no setor, não precisa ser necessariamente com empresas de assessoria, existem possibilidades também em buffets e espaços para festas. Esses estágios vão lhe dar oportunidades de conhecer melhor o mercado, ter contato com fornecedores  e experiência na área operacional do evento e a partir disso você saberá se possui o perfil necessário para trabalhar com festas (sim é necessário possuir o perfil certo, assim como em muitas outras profissões).
Me lembro que no meu  primeiro dia de aula na faculdade (curso de eventos) o coordenador veio até a sala bater papo com os novos alunos e comentou que como profissionais de eventos trabalharíamos até de madrugada e sem finais de semana ou feriados, e se quiséssemos trabalhar apenas em horário comercial estávamos no curso errado, no dia seguinte uma das alunas pediu transferência para o curso de administração, e justificou dizendo que queria não gostaria de trabalhar além do horário comercial e de segunda a sexta feira.
O mercado de eventos realmente é promissor e muita gente vê como um mundo de fantasia onde todos são felizes, pois lidamos com sonhos, mas tudo isso não passa de ilusão, devemos ter consciência que é um trabalho como outro qualquer que requer conhecimento técnico, jogo de cintura e paciência para lidar com pessoas e situações diversas.
Aqueles que desejam se aventurar desejo boa sorte 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *