Como fazer com que o novo algoritmo do Instagram favoreça o seu conteúdo

Se você utiliza o Instagram como ferramenta de trabalho ou de marketing e quer saber como pode melhorar a sua performance na rede social as dicas a seguir podem te ajudar.

A primeira coisa a se fazer quando se deseja ter sucesso em qualquer rede social é entender como o algoritmo funciona, para dessa forma usar de artimanhas para que ele te favoreça de alguma forma.

No caso do Instagram ele faz uma mensuração da interação dos usuários para saber se o seu conteúdo é realmente relevante para o público. Essa medição é baseada em curtidas, comentários, compartilhamentos, salvamentos e tempo de tela, afinal de contas para a plataforma interessa manter os usuários conectados o maior tempo possível e se seu conteúdo não colabora para isso ele com certeza será descartado rapidamente.

E ai vem a grande questão: O que é considerado um conteúdo interessante?

Segundo dados do próprio Instagram há 3 tipos de conteúdo que são do interesse do público, são eles:

– Educativos – conteúdos que ensinam alguma coisa;

– Entretenimento – conteúdos que divertem;

– Bastidores – conteúdos que mostram como as coisas são feitas ou o backstage (por trás das cortinas).

Considerando as informações acima, vamos a dicas práticas do que deve ser feito para conseguir crescer e ter engajamento no Instagram.

Incentive comentários – Crie conteúdos em que as pessoas possam contribuir escrevendo frases completas e não apenas com emojis pois o algoritmo não considera esses comentários importantes;

Tempo de tela – Faça postagem com várias fotos, vídeos ou intercalando ambos na postagem carrosel, dessa forma o usuário ficará mais tempo na sua publicação;

Use a legenda da postagem – Nada de postar só imagens, use e abuse dos textos pois eles despertam a curiosidade e faz com que os usuários leiam a mensagem;

Stories – Faça conteúdos diários e utilize as ferramentas disponíveis como enquetes, gifs, perguntas, quiz, stickers quanto mais você usa mais o Instagram entrega seu conteúdo;

IGTV – Em geral no feed as pessoas desejam conteúdos rápidos então não há necessidade de fazer vídeos mais longos (para vídeos longos as pessoas preferem o Youtube), mas você pode utilizar para fazer vídeos mais curtos de 1 a 2 minutos;

Reels – Sempre que o Instagram lança uma ferramenta nova em geral o algoritmo favorece quem o utiliza entregando para mais pessoas;

Faça legendas em imagens e vídeos – Já falei aqui da legenda do feed, agora me refiro a legenda de vídeos e imagens, pois cerca de 80% dos usuários utilizam o aplicativo no modo silencioso e a legenda desperta o interesse para que ele se interesse pelo conteúdo e interaja;

Horário da postagem – O Instagram fornece diversas informações sobre o seu público e uma delas se refere ao horário em que seu público está mais presente na rede, utilizando essa informação as chances de mais pessoas serem alcançadas são maiores.

Hashtags – Apesar do alcance das #’s ter diminuído, elas ainda podem ajudar a classificar o seu conteúdo e fazer com que usuários a encontre, apesar do pouco alcance ele ajuda.

Para resumir o Instagram quer que você produza muito conteúdo de qualidade e fique muito tempo na rede e em troca ele vai te recompensar mostrando-o para mais pessoas.

Porém a grande questão que fica é: como micro empreendedores que já acumulam tantas funções em uma “eupresa” podem dar conta de tudo e ainda ter tempo para criar conteúdos?

Sim porque criar conteúdos que sejam relevantes é algo que demanda muito tempo e por mais que se faça o Instagram entrega cada vez menos e a tendência é que piore cada dia mais, não só pelo fato de ter mais gente criando conteúdo nos últimos meses, mas também por ele dar preferência aos conteúdos que são pagos para serem distribuídos.

Eu mesma cheguei a conclusão que ou eu faço conteúdo para o Instagram ou eu trabalho, porque as duas coisas é impossível para mim que sou uma só.

Por isso eu não tenho o Instagram como meu canal principal de comunicação, como uma profissional especialista em mídias digitais sei que existem muitas outras formas de atingir o meu público sem me tornar refém de uma plataforma.

Eu continuo usando o Instagram porque gosto da rede, mas o faço de forma mais espontânea e nos momentos em que eu considerar importante ampliar o meu alcance por lá o farei investindo em postagens patrocinadas para o público certo, sem precisar ficar me “matando” para conseguir crescer, engajar e ter o “mérito” de ser recompensada por um algoritmo.

Sem contar o fato de que o suporte do Instagram na maioria das vezes não funciona então se por algum motivo você perder a sua conta (por ter sido hackeada, invadida ou deletada) provavelmente terá que recomeçar do zero, ou seja, muito esforço para nenhuma garantia.

Então meu conselho para você que é profissional independente ou microempreendedor é que ao invés de pensar em crescer e ter mais engajamento no Instagram, comece a pensar em uma estratégia de marketing digital em que você possa utilizar outras ferramentas para alcançar o seu público.

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