Comunicação

Dicas para o uso do Whatsapp

A cada dia que passa a comunicação digital se faz mais presente em nosso dia a dia, isso nos trouxe vantagens e transformou nosso estilo de vida.

Hoje em dia é possível fazer contato com qualquer pessoa do mundo de forma rápida e barata através de texto, voz ou vídeo.

Porém toda essa facilidade também tem causado alguns transtornos que acaba nos afetando negativamente como stress, ansiedade, dependência.

Infelizmente a maioria de nos não foi educada com relação ao uso correto da internet , das redes sociais e demais ferramentas digitais.

No intuito de contribuir para que cada dia mais pessoas possam fazer bom uso dessas ferramentas, decidi compartilhar conteúdos com dicas sobre esse assunto.

Nesse artigo quero dar dicas para o uso de um dos aplicativos mais populares, o whatsapp. Essa ferramenta que mudou a forma como nos comunicamos mas que também tem se tornado motivo de transtorno na vida de muitas pessoas.

Então ai vão 12 dicas para te ajudar a utilizar o Whatsapp de forma produtiva e sem neuras:

Horário de envio de mensagens: Para envio de mensagens de negócios ou contatos profissionais envie mensagens durante o horário comercial, afinal de contas nada mais chato do que ter encerrado o expediente, entrar no modo relax e ficar recebendo notificação de mensagem. E mesmo para mensagens pessoais, fique atento ao horário, nada de enviar mensagens tarde da noite ou madrugada, prefira o horário entre 10 da manhã até às 9 da noite.

Seja paciente: Não seja imediatista, as pessoas tem uma vida além do celular e nem sempre podem ler ou responder de imediato, caso seja um assunto urgente ao invés de enviar uma mensagem, utilize uma ferramenta mais antiga, mas que ainda funciona muito bem que é o telefone;

Mensagem de texto, áudio ou vídeo: Dê preferência para mensagem de texto, áudio somente para com quem você tem intimidade, até porque nem sempre as pessoas tem possibilidade de ouvir um áudio, só faça chamada de vídeo em data e horário pré-agendado;

Atenção a escrita: Após digitar leia com calma o que escreveu, seja objetivo, evite textos grandes (em caso de assuntos que demandam muitas informações o ideal é utilizar o e-mail ou o telefone) corrija palavras e coloque a acentuação corretamente;

Cuidado com a interpretação: As mensagens escritas são mais difíceis de serem interpretadas do que a mensagens faladas, quando uma pessoa escreve de forma direta ou monossilábica, nem sempre ela está sendo rude ou te dando gelo,  na maioria das vezes ela só está muito ocupada e precisa ser direta em sua resposta;

Cuidado com o uso de emojis: em excesso os emojis e figurinhas poluem a mensagem e tendem a dificultar a interpretação, além do que podem passar uma imagem infantil ou de intimidade, use com moderação;

Primeiro contato: Ao adicionar uma pessoa desconhecida e entrar em contato com ela pela primeira vez se apresente dizendo quem é e qual o motivo do seu contato, tudo em uma única mensagem;

Estabeleça limites: Não responda mensagens fora do horário de trabalho, se possível tenha um número de telefone pessoal e outro profissional e utilize o whatsapp bussiness o qual é possível deixar mensagens de ausências e informar horários de atendimento;

Mantenha o controle: Você não é obrigado a passar o dia respondendo Whatsapp (a não ser que a única atividade requerida na sua função seja isso), por isso desative as notificações e separe blocos de tempo para que possa ler as mensagens em geral 3 ou 5 blocos de 15 minutos cada durante o dia são suficientes para isso; 

Envio de documentos: Para envio de documentos importantes, imagens e etc prefira utilizar o e-mail pois é mais fácil de catalogar, pesquisar e as imagens não perdem qualidade no envio;

Comunicação corporativa interna: Há maioria das pessoas participam de muitos grupos no whatsapp e alguns tem até dificuldade para administrar o conteúdo de todos eles por isso as alguns assuntos podem passar despercebido ou se perderem com facilidade, por isso o ideal para utilizar outras ferramentas para comunicação interna da empresa como o slack.

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