Emprego X Trabalho

Confesso que de vez em quando eu penso em arrumar um emprego em uma grande empresa, para ter um bom salário e uma boa perspectiva de carreira.

Mas esse pensamento logo vai embora quando me lembro como os processos de seleção são exaustivos e muitas vezes sem noção. Isso me traz a memoria o último processo seletivo que participei em uma renomada empresa de turismo na cidade aonde resido.

Para começar a vaga era para um profissional de eventos, porém o teste foi elaborado para um profissional atuante na área de turismo, as poucas perguntas relativas ao setor de eventos continham erros.

Em seguida passei por entrevista com a responsável pelo departamento de eventos e pude perceber que a candidata que entrou na sala antes de mim já conhecia a gestora e quando finalmente chegou a minha vez ficou claro que a vaga já havia sido preenchida e que eu não teria chance alguma.

Além disso, ter que cumprir horários,  ter rotina, cobranças sem fim e investir meu tempo em projetos fadados ao fracasso mas que tem que ser feito porque o gestor considera uma ótima ideia, não é algo que me agrada.

Por isso eu prefiro ter trabalho do que ter emprego.

Quando a pessoa te contrata para um trabalho é muito mais direto, ele já sabe das suas competências (por conhecimento próprio ou por indicação), então não se perde tempo com testes, dinâmicas e entrevistas.

Nos podemos estabelecer o tempo que será necessário para a entrega do trabalho a ser executado e o valor desse tempo conseguindo assim ganhar por hora muito mais do que se paga pelo piso salarial.

Mas os negativos estão sempre de plantão para dizer que “não se tem estabilidade“. E eu afirmo que estabilidade é ilusão, hoje você pode estar empregado e amanhã não estará mais. Nem funcionários públicos podem dizer que tem estabilidade mais, visto que vimos há pouco tempo atrás o caso do funcionalismo público do RJ que ficou meses sem receber salários.

Eu acredito que tudo na vida tem bônus e ônus, mas para mim o bônus de ser um profissional independente é muito maior que o de ser empregado e creio que a maior delas é a liberdade de poder trabalhar no que se quer, como quer e aonde quiser.

Para mim salário nenhum paga essa liberdade, como já dizia o slogan de uma bandeira de cartões “há coisas que não tem preço”.

 

Avatar

Sobre Andreza Novais

Sou especialista no mercado de festa e eventos e meu objetivo é auxiliar profissionais e empreendedores a alcançar um novo nível na gestão do seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.