Estudo de mercado – Porque você precisa fazer

Muitos empreendedores tem ideias que consideram geniais e ao colocarem em prática acabam se tornando um verdadeiros fracasso, ao analisar o porque dessa falha a maioria desses empreendedores consideram que esqueceram de uma ferramenta fundamental na criação de novos negócios que é o estudo de mercado.

Para quem elabora um plano de negócios completo o estudo de mercado já costuma fazer parte do processo, mas infelizmente sabemos que muitos empreendedores hoje em dia não fazem um plano de negócios e muito menos estuda o mercado em que deseja atuar.

Mas afinal o que é um estudo de mercado?

O estudo de mercado trata de uma pesquisa em que se considera o macro e micro ambiente em que um negócio estará inserido.

Nele consideramos: o segmento a nível mundial, nacional ou estadual,  a população local, sua cultura, hábitos de consumo, seu perfil sócio-econômico, se há concorrentes no local, o público que ele atende, diferenciais,  e etc.

Para que serve tudo isso?

Diante dessas informações é possível verificar se há um público para o seu negócio, qual o preço que pode ser praticado, processos, seus diferenciais, atendimento, definir metas entre outras questões.

Eu inclusive recomendo que esse estudo seja revisado de tempos em tempos, afinal de contas o mundo está mudando o tempo todo e o que funciona hoje pode não funcionar mais amanhã, principalmente em um mercado tão dinâmico como o de festas e eventos.

O que mais escuto hoje em dia é que o mercado está difícil, as pessoas não tem dinheiro, não querem fechar, mas ao mesmo tempo vejo muitas empresas que estão com a agenda cheia e não tem do que reclamar inclusive expandindo os seus negócios.

E basta uma análise simples para perceber que na verdade aquela empresa não se adaptou as mudanças dos últimos anos, o mercado mudou, o público mudou mas os profissionais e empreendedores continuam fazendo tudo como há 10 anos atrás.

Hoje em dia graças a tecnologia fazer um estudo de mercado se tornou algo mais simples e até mais rápido, então não há desculpas. Faça um estudo de mercado, adapte seus produtos e serviços e garanta a sobrevivência do seu negócio há longo prazo.

 

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