Faz parte do meu trabalho o estudos de mercados e de tendências, como atendo muitos profissionais de organização de eventos e identifiquei entre eles uma preocupação com relação a seu trabalho no pós pandemia e por isso decidimos realizar um estudo sobre esse tema cujo resultado compartilhamos aqui com vocês.
Objetivo do estudo
Este estudo visa identificar informações e tendências sobre o trabalho do profissional de organização de eventos em especial de assessores e cerimonialistas de casamento em um mercado pós pandemia.
Cenário
Segundo pesquisa realizada pela Gamata Cursos 17% dos profissionais estão inseguros com relação ao futuro profissional e 10,6% pararam de trabalhar, porém 48,9% continuam ativos e fecharam contratos mesmo durante a pandemia.
No buscador do Google o volume de pesquisas do termo cerimonialista para casamento e assessoria de casamento tem uma média de 1 mil a 10 mil buscas mensais e o Google Trends de abril de 2020 a março de 2021 aponta que houve altas e baixas nas pesquisas com relação ao termo de busca cerimonialista de casamento e assessoria de casamento.
Termos de busca
Entre os termos mais buscados estão:
-O que faz uma cerimonialista no casamento?
-É necessário contratar cerimonialista? –
-Para que serve a cerimonialista?
-Qual o valor de um cerimonial para casamento?
-Para que serve a assessoria de casamento?
-Qual o valor médio de uma cerimonialista?
-O que faz um assessor cerimonial?
Só na cidade de São Paulo e arredores (30km) o Facebook registra o número de cerca de 2 milhões de pessoas com interesses sobre o tema cerimônia de casamento em sua plataforma.
O maior site voltado ao mercado de casamentos do Brasil teve no mês de fevereiro de 2021 cerca de 946 mil acessos sendo que 94% desses acessos foram orgânicos. A plataforma possui 3707 fóruns com o termo Cerimonialistas e 2171 debates com o termo Assessoria e os assuntos discutidos pelas noivas são com relação a dúvidas sobre contratação, quais os tipos de serviços oferecidos, indicações de profissionais e etc.
Tecnologia
Nos últimos anos surgiram vários sites e apps que ajudar casais na organização do casamento e oferecem ferramentas como calculadora, indicação de fornecedores, site, lista de casamentos, gestão de lista de convidados, check list e etc. Entre eles estão:
– Zank you;
– Lejour;
Cenário Econômico
Em um ano o total de desempregados cresceu 20% e o de desalentados aumentou 25%, chegando a 6 milhões.
Fonte: IBGE 30/03/21
Diferentes relatórios de organizações internacionais indicam que os milionários ficaram ainda mais ricos durante a pandemia de coronavírus.
Fonte: uol 30/09/2020
O estudo “Empregabilidade e Ensino Superior em tempos de pandemia” apontou que a chance de desemprego é quase 50% menor para as pessoas com nível superior completo em relação às pessoas com nível fundamental ou médio completos.
Fonte: Semesp julho 2020
Conclusão
Ainda há muitas dúvidas com relação ao trabalho do organizador de casamentos, por isso se faz necessário educar os noivos com relação a importância desse serviço.
Se considerarmos que 10% do público da cidade de São Paulo que está interessado no assunto cerimônia de casamento no Facebook contrate o serviço de um organizador de casamentos, teremos 200 mil potenciais clientes para os próximos 2 anos (sem considerar as festas de 15 anos, bodas, aniversários, confraternizações e etc).
O trabalho de organização de eventos especialmente o de casamentos continua sendo promissor para os próximos anos, principalmente entre os públicos da classe A+, A e B.
O uso de tecnologia no planejamento de eventos será cada vez mais comum o que fará com que muitos noivos optem por contratar o serviço apenas para a fase final do planejamento, buscando um apoio para a coordenação do dia do evento (um trabalho que a inteligência artificial não consegue fazer).
Se você tem interesse em aprender como utilizar essas informações para melhorar o marketing digital da sua empresa e atrair mais clientes entre no meu canal no Whatsapp para receber dicas.