Estudo – O futuro do trabalho do profissional de organização de eventos sociais no pós pandemia.

Como uma ex organizadora de eventos ainda hoje tenho contato com muitos profissionais da área e tenho visto muitos deles se questionando sobre o que será do trabalho dos assessores e cerimonialistas no pós pandemia.

Como uma das atividades do meu trabalho atual é o estudo de mercado e de tendências, decidi fazer um estudo sobre esse assunto e quero compartilhar com vocês o resultado, pois sei que pode dar uma direção para muitos profissionais que já me confessaram estar desanimados (e eu entendo perfeitamente pois esse tem sido um momento muito difícil).

Objetivo do estudo

Este estudo visa identificar informações e tendências sobre o trabalho do profissional de organização de eventos em especial de assessores e cerimonialistas de casamento em um mercado pós pandemia.

Cenário

Segundo pesquisa realizada pela Gamata Cursos 17% dos profissionais estão inseguros com relação ao futuro profissional e 10,6% pararam de trabalhar, porém 48,9% continuam ativos e fecharam contratos mesmo durante a pandemia.

No buscador do Google o volume de pesquisas do termo cerimonialista para casamento e assessoria de casamento tem uma média de 1 mil a 10 mil buscas mensais e o Google Trends de abril de 2020 a março de 2021 aponta que houve altas e baixas nas pesquisas com relação ao termo de busca cerimonialista de casamento e assessoria de casamento.

Termos de busca

Entre os termos mais buscados estão:

-O que faz uma cerimonialista no casamento?

-É necessário contratar cerimonialista? –

-Para que serve a cerimonialista?

-Qual o valor de um cerimonial para casamento?

-Para que serve a assessoria de casamento?

-Qual o valor médio de uma cerimonialista?

-O que faz um assessor cerimonial?

Só na cidade de São Paulo e arredores (30km) o Facebook registra o número de cerca de 2 milhões de pessoas com interesses sobre o tema cerimônia de casamento em sua plataforma.

O maior site voltado ao mercado de casamentos do Brasil teve no mês de fevereiro de 2021 cerca de 946 mil acessos sendo que 94% desses acessos foram orgânicos. A plataforma possui 3707 fóruns com o termo Cerimonialistas e 2171 debates com o termo Assessoria e os assuntos discutidos pelas noivas são com relação a dúvidas sobre contratação, quais os tipos de serviços oferecidos, indicações de profissionais e etc.

Tecnologia

Nos últimos anos surgiram vários sites e apps que ajudar casais na organização do casamento e oferecem ferramentas como calculadora, indicação de fornecedores, site, lista de casamentos, gestão de lista de convidados, check list e etc. Entre eles estão:

Casamentos.com.br;

Zank you;

Lejour;

Organize casamento.

Cenário Econômico

Em um ano o total de desempregados cresceu 20% e o de desalentados aumentou 25%, chegando a 6 milhões.

Fonte: IBGE 30/03/21

Diferentes relatórios de organizações internacionais indicam que os milionários ficaram ainda mais ricos durante a pandemia de coronavírus.

Fonte: uol 30/09/2020

O estudo “Empregabilidade e Ensino Superior em tempos de pandemia” apontou que a chance de desemprego é quase 50% menor para as pessoas com nível superior completo em relação às pessoas com nível fundamental ou médio completos.

Fonte: Semesp julho 2020

Conclusão

Ainda há muitas dúvidas com relação ao trabalho do organizador de casamentos, por isso se faz necessário educar os noivos com relação a importância desse serviço.

Se considerarmos que 10% do público da cidade de São Paulo que está interessado no assunto cerimônia de casamento no Facebook contrate o serviço de um organizador de casamentos, teremos 200 mil potenciais clientes para os próximos 2 anos (sem considerar as festas de 15 anos, bodas, aniversários, confraternizações e etc).

O trabalho de organização de eventos especialmente o de casamentos continua sendo promissor para os próximos anos, principalmente entre os públicos da classe A+, A e B.

O uso de tecnologia no planejamento de eventos será cada vez mais comum o que fará com que muitos noivos optem por contratar o serviço apenas para a fase final do planejamento, buscando um apoio para a coordenação do dia do evento (um trabalho que a inteligência artificial não consegue fazer).

Se você tem interesse em aprender como utilizar essas informações para melhorar o marketing digital da sua empresa e atrair mais clientes entre no meu canal no Whatsapp para receber dicas.

Avatar

Sobre Andreza Novais

Sou especialista em comunicação digital para micro empresas e aqui no meu blog compartilho um pouco do meu trabalho e tudo o que desperta o meu interesse.