Formação de preços

Bem se você veio aqui esperando encontrar aquelas tabelas e formulas de como precificar seus serviços, sinto desaponta-la mas o que vou tratar aqui vai muito além disso, vou citar critérios que muitos nem se lembram que existem mas são de grande importância no momento de definir o valor de seus serviços.
Depois de muitos anos realizado um trabalho direto com organizadores de festas e durante esse período vendo muitos abandonarem a profissão por questões financeiras, decidi realizar uma pesquisa onde participaram mais de 100 profissionais de assessoria e cerimonial de várias partes do país, 47% deles afirmaram que seus ganhos estão abaixo do esperado.  Muitos acreditam que a culpa disso é dos profissionais que se lançam no mercado diariamente, cobrando valores bem abaixo do mercado e até leiloando seus serviços.
Eu acredito que esses profissionais que cobram valores irrisórios e cobrem qualquer oferta na realidade não tem a minima noção do cenário que envolve a  prestação desses serviços, e  por este motivo vou apontar aqui alguns fatores que devem ser considerados na formação de preços, não do óbvio que todos estão carecas de saber  (se não sabe procure o Sebrae de sua cidade) mas daqueles relativos aos serviços de organização  de festas, são eles:
– Em primeiro lugar você deve considerar qual é o seu nicho de mercado (não sabe o que é isso? Então é bom procurar saber). O valor dos seus serviços deve ser adequado a esse mercado.
–  Você deve levar em consideração que irá trabalhar fora do horário comercial, aos finais de semana e inclusive domingos e feriados e muitas vezes até o sol raiar (se  fosse funcionária de uma empresa isso lhe renderia valores adicionais com horas extras, auxilio salubridade e em alguns dias teria a diária salarial dobrada);
– Você poderá ser responsabilizado pela quebra ou perda de materiais, já pensou ter que pagar aquele lindo topo de bolo que custou a barganha de quase 2 mil reais? ou aquela joia de família  que estava dentro da caixinha  dos acessórios da noiva sob sua responsabilidade e sumiu? Eu mesma já restitui a cliente um odorizador de banheiro que custou 70 reais;
– Você é responsável pela integridade física de seus colaboradores, mesmo que eles sejam free lance, se alguém quebrar a perna durante o evento, ou até a caminho do mesmo, é você que terá que arcar com os custos com remédios e hospital;
– Sabe aquele item básico que era responsabilidade da noiva e ela esqueceu de comprar? Pois bem muitas vezes isso acaba saindo do seu bolso, pois como profissional responsável pelo evento sua função é resolver o problema, e na maioria das vezes a solução não é ligar para noiva pois ela não vai sair do salão de beleza para resolver a questão (e não foi pra isso que ela te contratou), então vai sair do seu bolso mesmo porque dificilmente ela vai reembolsar. Eu mesma já comprei papel toalha e papel higiênico pq o espaço não disponibilizava e a noiva se esqueceu de comprar;
– O mercado de festas muda muito rápido e para se manter atualizada o custo é alto, Você terá despesas com livros, participação em eventos  do setor e cursos de atualização;
E  o que deve ficar claro na cabeça de todos os profissionais é que independente da classe econômica do seu cliente, o serviço de assessoria de festas é um luxo e não uma necessidade básica, se você cobrar um valor muito baixo está apenas se iludindo,  pois não vai ganhar o suficiente para se manter no mercado e em breve estará cansada, desatualizada e sem dinheiro e eu tenho certeza que não é isso que você planeja para o seu futuro.
Boa sorte 🙂

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