Simplicidade

Lições do livro Essencialismo

Hoje quero compartilhar com vocês algumas lições que aprendi com o livro Essencialismo de Greg Mckeown e desejo colocar em prática na minha vida e acredito que pode te ajudar também.

Eu conheci esse livro através do canal Fê liz com a vida da Fernanda Neute e como uma entusiasta do minimalismo e da simplicidade voluntária me interessei ler.

Li o livro há alguns anos atrás e achei fantástico, mas agora decidi não apenas reler mais estudar o seu conteúdo com todo o cuidado para conseguir aplicar na minha vida cada ensinamento. Entre as principais lições que aprendi estão:

É preciso ter foco – Se você pudesse escolher fazer uma unica coisa com a sua vida agora, o que seria? Será que todas as atividades que você faz diariamente está te levando para mais perto do seu objetivo? Muitas vezes somos empurrados por uma enxurrada de atividades que só nos fazem perder tempo e por conta disso não conseguimos alcançar o que desejamos, é preciso ter um único foco por vez e trabalhar todos os dias para alcança-lo, só depois disso você deve passar para o outro plano ou objetivo.

Na dúvida diga não: Se há dúvida quando a dizer sim ou não a uma situação, a resposta então deve ser não, assim você economizará seu precioso tempo.

Precisamos ter metas claras de vida – Se não sabemos o que queremos com certeza será muito mais difícil se sentir realizado. Fazer por fazer ou porque outros esperam que nós façamos só nos levará a uma vida de frustração. Tenha em mente o que você realmente quer para a sua vida e a partir dai trabalhe para alcançar o seu objetivo.

É preciso dizer não para tudo aquilo que rouba o nosso tempo – Quanto tempo a gente não perde, não porque queremos, mas por atender a pedidos ou expectativas de outras pessoas. Ás vezes é preciso ser egoísta e ter seus objetivos como prioridade. Nós brasileiros temos muito medo de dizer não e sermos rejeitados ou taxados por isso, mas o autor nos leva a entender que muitas vezes ao dizer não o que conquistamos é o respeito. Então não tenha medo de dizer não, quando for preciso.

As pessoas precisam pagar por nosso tempo e trabalho – Já diz o ditado popular: nem relógio trabalha de graça. Se alguém deseja seus serviços, ele precisa pagar por ele e pelo tempo que você irá se dedicar aquilo. Então nada de trabalhar por visibilidade ou promessas.

Edite a sua vida e elimine tudo o que é supérfluo para os seus objetivos – Você já pensou em quanto tempo perde em sua vida em atividades que não agregam nada? Muitas vezes apenas para agradar outras pessoas ou se sentir útil. Quantas vezes você perde tempo zapeando a TV, matando tempo nas redes sociais ou em reuniões e eventos que não levam a lugar nenhum. Pare de perder tempo com coisas inúteis, aproveite o seu tempo dedicando-se aquilo que poderá ajudar você a alcançar os seus objetivos.

É preciso impor limites – Ao contrário do muitos pensam, impor limites não irá fazer você perder oportunidades, mas sim ganhar. “estabelecer limites dá poder” diz o autor. Precisamos proteger o nosso tempo de aproveitadores e parar de promover o objetivo dos outros.

É necessário elaborar uma rotina para as prioridades – Qual é a sua prioridade hoje e o que você está fazendo nesse exato momento para isso se realize? “A rotina é uma das ferramentas mais poderosas para remover obstáculos. Sem ela, a atração das distrações não essenciais nos domina” e com certeza nosso objetivo fica cada vez mais distante. Estabeleça uma rotina em que suas prioridades seja o foco principal.

Você também pode gostar...