O que é mailing e porque você precisa dele

Mailing é uma expressão frequentemente usada no marketing para definir um banco de dados que reúne informações sobre clientes e potenciais consumidores e acredito que é uma ferramenta fundamental na gestão comercial de empresas de festas.

Esse banco de dados é muito simples, você pode fazer em um caderno ou em uma planilha, nele inclua o nome, dados de contato como telefone e e-mail, eu também coloco o tipo de evento e a data assim fica mais fácil mante-lo atualizado.

Com essas informações fica mais fácil desenvolver ações de marketing direto como envio de e-mkt com promoções, cartões virtuais em datas comemorativas e como ferramenta de CRM (que é o controle de informações sobre  cliente).

Muitos profissionais reclamam que os clientes não costumam dar retorno sobre a proposta enviada, mas é importante salientar que é a empresa que precisa entrar em contato com o cliente em busca de negociação ou resposta.

Geralmente os clientes de eventos solicitam propostas para muitas empresas e na maioria das vezes acaba se perdendo no meio de tanta informação.

Quando você faz o que chamamos de follow up, ou seja, entra em contato com o consumidor alguns dias depois do envio da proposta e se coloca a disposição para esclarecer dúvidas ou fazer alguma negociação, as chances de fechamento aumentam consideravelmente.

Essas informações também são importantes para mensurar a quantidade de pedidos de orçamento recebidos por sua empresa e avaliar se é necessário mudar ou não a estratégia de divulgação dos seus serviços.

Portanto não perca tempo se você ainda não possui um mailing, já está na hora de providenciar um com urgência.

 

 

Avatar

Sobre Andreza Novais

Sou especialista no mercado de festa e eventos e meu objetivo é auxiliar profissionais e empreendedores a alcançar um novo nível na gestão do seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.