Maíra Tamberlini é organizadora de eventos, palestrante, educadora e proprietária da Gamata Eventos e Cursos, com mais de 20 anos de experiência no setor de eventos, vivenciou as mudanças ocorridas nos últimos anos com o avanço da tecnologia e teve participação em eventos que marcaram o setor como o lançamento do Clube de Assessores, a criação do Congresso WPB e foi uma das idealizadoras do evento Wedding Connection.
Nesta entrevista ela compartilha conosco a história de como tudo começou, sua jornada e planos para o futuro.
Quando a Gamata Eventos e Cursos foi fundada?
A Gamata Eventos foi fundada em maio de 2008, tendo o primeiro evento realizado em outubro do mesmo ano, a divisão de cursos foi criada em 2016 em parceria com a assessora Gisele Vieira.
Qual a sua formação?
No ensino médio fiz o técnico em publicidade, cursei a faculdade de Relações Públicas e sou pós graduada em metodologia do ensino superior.
Conte-nos um pouco da sua história profissional?
Meu objetivo era fazer faculdade de publicidade e propaganda, prestei vestibular para algumas universidades e passei na Universidade Metodista de SP na minha segunda opção: Relações Públicas.
Na época não sabia muito bem o que era, mas não queria fazer mais 6 meses de cursinho, então para saber se era isso que eu queria ou não, comecei a fazer estágio voluntário na agência júnior da faculdade, e comecei a trabalhar em um dos setores que era: eventos.
A agência organiza todos os eventos da faculdade, neste período trabalhei também com a parte editorial, depois no núcleo de pesquisas.
Tempos depois fui fazer estágio fora da faculdade, trabalhava no setor de eventos da Associação Paulista de Medicina, depois trabalhei em uma revista e segui para a área comercial. Em um determinado momento parei pra analisar o meu futuro e ver se o caminho que eu estava trilhando era o que eu gostaria de trilhar? Resultado: não!
Pedi demissão e fui buscar meus sonhos. Mesmo não sabendo quais seriam até aquele momento. Fui estudar e fazia freelance de pesquisa, umas das pesquisas foi sobre o mercado de casamentos, no qual eu teria que me apresentar como organizadora de eventos, gostei tanto que fui buscar um curso para me capacitar mais sobre eventos sociais e surgiu então uma nova paixão!
No próprio curso já surgiu a indicação de um evento, e o resto foi consequência de acreditar, insistir e me capacitar sempre!
Porque decidiu criar a Gamata?
Acredito que por causa do meu emprego anterior ser bem desgastante, senti que trabalhar por conta própria me daria oportunidade de ter mais flexibilidade.
Como é a sua rotina de trabalho?
Como se eu trabalhasse em uma empresa multinacional, busco trabalhar em horário comercial das 9 às 19 horas e dou uma pausa no horário do almoço.
Se eu for atender à noite, após às 19 me permito incluir alguma atividade pessoal durante o meu período comercial. Busco manter a disciplina de acordar cedo sempre, acredito que meu dia renda mais.
Qual foi a maior dificuldade que você enfrentou durante esses anos?
Acredito que quando comecei era mostrar todos os benefícios do meu trabalho, muitos achacavam que não era necessário a contratação de um organizador de eventos, alguns pensam nisso até hoje 😢
Como o seu mercado mudou desde que você começou?
Nossa, acredito que nesses 14 anos o mercado mudou muito, inúmeras pessoa que começaram comigo hoje não permanecem no mercado.
A profissão hoje é muito mais conhecida, e difundida de uma forma ampla. Hoje busco a valorização da profissão, a começar pelo próprio profissional se valorizando.
Grande parte das mudanças do meu mercado vieram junto com o avanço da tecnologia, acredito que a internet teve um grande impacto em todas as profissões e na minha não foi diferente.
Olhando para trás o que você faria diferente?
Talvez a minha política de parcerias teria sido estabelecida de uma forma diferente, teria sido mais sincera e objetiva com o que eu esperava dos profissionais “parceiros”, muitas vezes a parceria era uni lateral.
O que você mais gosta no seu trabalho?
Amo realizar momentos felizes e inesquecíveis, fazer parte de bons momentos da vida das pessoas é incrível.
Quais os planos para o futuro do seu negócio ou de sua carreira?
Há alguns anos comecei a me dedicar a área educacional, minha primeira palestra foi em 2012, e de lá pra cá vários eventos e cursos foram criados, organizados e também ministrados por mim e por outros profissionais do mercado.
Quero continuar atuando como organizadora de festas pois acredito que o contato com o mercado de festas como um todo agrega muito na parte educacional, não quero ser uma professora “apenas teórica” mas o meu objetivo é cada vez mais atuar com cursos e consultoria.
Um conselho para quem deseja trabalhar organização de festa?
Estude sempre, nunca ache que já sabe tudo, preste atenção nos outros mercados e se inspire, veja o que os colegas estão fazendo de bom e melhore ainda mais!!!
A evolução constante fará com que você sempre consiga se reinventar é estar a frente da maioria.
- Para conhecer mais do trabalho da Maira visite www.gamata.com.br