O marketing de relacionamento pode salvar o seu negócio

    “Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade”.
Philip Kotler

No mundo corporativo muito se fala sobre marketing de relacionamento, muitas planos e metas são traçados buscando aperfeiçoar a relação entre empresa X cliente, departamentos e cargos foram criados somente para pesquisar qual é o real desejo do cliente e como superar suas expectativas.

Porém no mercado de festas esse trabalho ainda não está muito claro, por se tratar de um serviço prestado em um momento especial em família quando as emoções do cliente estão afloradas à linha que separa o profissional do pessoal se torna muito tênue.

Muitos profissionais confundem relacionamento com o cliente com amizade e intimidade. Com isso alguns acabam avançando demais e até forçando situações e tratamentos que nada tem de profissional (certa vez eu presenciei uma assessora que tratava suas clientes como noivitchas).

Mas o que é na verdade relacionamento com o cliente?

Conhecido na área de marketing como CRM (Customer Relationship Management), ou gestão de relacionamento com o cliente é um conjunto de ferramentas que objetiva ajudar as empresas no atendimento antes, durante e depois da venda.

Tempos atrás prestei serviços para uma empresa do setor de festas que não tinha nenhum trabalho pós venda, o cliente depois que fechava contrato era colocado em um limbo e só se lembravam dele cerca de um mês antes do evento, isso além de gerar insatisfação por parte dos clientes, ainda trazia diversos problemas no pré evento.

Por isso é importante colocar o cliente no centro do negócio aonde todos os processos criados sejam feitos de forma a antecipar as necessidades de clientes atuais e potenciais.

Num mercado onde o boca a boca é fundamental para o desenvolvimento do negócio e a concorrência esta cada dia mais acirrada, estar atento às necessidades dos clientes e antecipa-los é algo que deixará sua empresa sempre à frente e se destacando das demais.

Neste relacionamento é importante reconhecer os direitos e deveres de cada um, identificar as necessidades do cliente e trabalhar de forma a superar todas as suas expectativas sem invasões de privacidade ou abusos. Conheça histórias maravilhosas de empresas que conseguiram fazer isso clique aqui.

Se você conseguir atender aos desejos do seu cliente, encanta-lo e manter a relação mesmo pós evento conseguirá não apenas fideliza-lo mas fazer com que ele indique o seu trabalho para conhecidos garantindo assim a continuidade do seu negócio e um investimento menor na atração de cliente.

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Sobre Andreza Novais

Sou especialista em comunicação digital para micro empresas e aqui no meu blog compartilho um pouco do meu trabalho e tudo o que desperta o meu interesse.

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