O que é marketing

Como já comuniquei nas redes sociais, essa semana iniciei um novo ciclo na minha vida profissional. Confesso que desde que decidi encerrar meu trabalho como assessora de eventos, tenho buscado um novo caminho, por isso acabei executando diversos trabalhos tanto por conta própria quanto prestando serviços para outras empresas o que me deu novas experiências e oportunidades.

Além disso tenho me dedicado há alguns anos a estudar marketing principalmente o digital, mas não achava que tinha conhecimento suficiente para trabalhar com esse mercado tão dinâmico que muda o tempo todo, então usava esse aprendizado no Garimpo de Eventos e com isso acabei obtendo resultados muito positivos, chegando a conquistar centenas de clientes de forma orgânica, além de conseguir chegar a primeira página do Google ao lado de alguns players do mercado sem investir 1 real.

Nas últimas semanas tive a oportunidade de interagir com alguns profissionais da área falando sobre marketing e percebi que a maioria não chega ao nível básico, desconhecendo inclusive muitos recursos e estratégias que podem ajudar a alavancar seus negócios e conquistar mais clientes.

Todos sabemos que internet deu visibilidade a muitas pessoas e o que mais vemos por ai são pessoas se vendendo como especialistas mas que na verdade não o são e no mercado de festas isso não é diferente. Mas no meio de tanta gente raríssimos são o que no marketing chamamos de skin the game, ou seja, os que realmente colocam a pele em jogo, possuem um negócio e sentem as mesmas dores que os outros empreendedores

Eu acredito que posso me considerar um desses privilegiados, afinal de contas não apenas estudei mas vivo há mais de 18 anos o dia a dia de um empreendedor dentro do mercado de festas e eventos, lutando para gerir um negócio e conquistar clientes e é devido a essa minha experiência que decidi compartilhar o que eu aprendi e experimentei com vocês.

E para começar acredito que seria importante esclarecer o que é esse tal de marketing que nos tanto ouvimos falar mas temos grande dificuldade de compreender (me coloco nesse grupo porque também demorei muito tempo para entender o conceito).

Marketing nada mais é que do que uma estratégia empresarial que visa adaptar um produto ou serviço aos desejos do consumidor. Por não ser algo de fácil execução ele acaba se dividindo em várias vertentes como marketing direto, marketing digital, marketing de guerrilha, marketing de indicação, marketing de relacionamento entre outros.

As estratégias de marketing devem ser usadas em toda a cadeia produtiva que vão desde a concepção de um produto ou serviço até a pós entrega.

Bem para ficar mais claro vou dar um exemplo, vamos supor que eu decida abrir uma empresa de decoração para festas na cidade de Piracicaba, eu usarei as estratégias de marketing fazendo assim uma pesquisa sobre o mercado local e criarei um negócio que atenda aos anseios daquele público especifico tanto na prestação do serviço quanto na identidade visual, na localização e ambientação do meu escritório, com relação aos valores que serão cobrados, em como farei a divulgação da minha empresa, como o cliente será atendido, como os serviços e produtos serão entregues e até em como me diferenciar dos concorrentes que já atuam na cidade.

Como você pode perceber o marketing vai muito além da divulgação de produtos, ele é uma ferramenta fundamental na geração de valor e sucesso do seu negócio e é sobre isso que falaremos por aqui a partir de agora.

Avatar

Sobre Andreza Novais

Sou especialista no mercado de festa e eventos e meu objetivo é auxiliar profissionais e empreendedores a alcançar um novo nível na gestão do seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.