Há alguns dias atrás eu estava em um evento do mercado de festas e comecei a conversar com um fornecedor que se mostrou totalmente descrente com relação aos resultados do marketing de conteúdo na captação de clientes, segundo ele o que vale é a indicação. 

Não posso discordar que a indicação ainda é algo muito forte no mercado de eventos porém não é o único meio de captar clientes. Minha experiência prova que o conteúdo pode sim ser uma ferramenta útil para atrair interessados em seus produtos e serviços.

Relatei a ele alguns casos que aconteceram comigo, clientes que conquistei através dos conteúdos criados e ele ficou realmente impressionado.

Bem nesse momento você pode estar se perguntando: afinal de contas o que é esse tal de marketing de conteúdo e como aplica-lo a meu negócio?

Vou utilizar a definição que encontramos no Wikipedia:

“Marketing de conteúdo é o processo de criar, publicar e promover conteúdos personalizados para seu cliente, esse é um método de marketing que se baseia na formação de um público fiel por meio da criação e compartilhamento de conteúdo.” 

Ou seja, nada mais é do que criar conteúdos que sejam de interesse de seu público alvo e compartilha-lo de forma que alcance esse potencial consumidor atraindo-os para que possam se tornar clientes. 

Esses conteúdos podem ser feitos de forma escrita, vídeo ou voz e você pode distribui-los em alguns pontos estratégicos (no caso de catálogos, panfletos informativos, livros e revistas impressas) ou pela internet em redes sociais (como Facebook, Instagram, Youtube), e-mail ou em sites diversos.

Mas atenção isso não deve ser feito de qualquer forma, é necessário ter uma estratégia, conhecer bem os interesses de seu público e criar conteúdo de qualidade que possam chamar a atenção deles. 

Além disso é possível utilizar técnicas de SEO, design, infográficos, geolocalização entre outros para aumentar o seu alcance e resultados. 

Portanto se você ainda não utiliza o marketing de conteúdo como estratégia de captação de clientes, você está perdendo tempo e dinheiro.

E se você até faz algumas postagens mas não vê resultado, provavelmente está fazendo isso errado, é sugiro que reveja a sua estratégia, pois estamos vivendo a era da informação e uma boa companha de marketing de conteúdo é fundamental para continuação de qualquer negócio. 

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