Você já ouviu falar sobre profissional independente? Se ainda não com certeza ouvirá em breve, pois estamos em um momento de mudanças na qual esse tipo de profissional será cada dia mais requisitado e essa pode ser uma boa oportunidade para você.

Definição de profissional independente

É um profissional especialista que exerce uma atividade não subordinada e não está vinculado a uma entidade empregadora, ou seja, ela não possui chefe ou carteira assinada, está na empresa mas não pertence a ela.

Se você imagina que trabalhar para uma empresa sem ser um funcionário é uma coisa ruim, quero mostrar que no caso do profissional independente isso pode ser um bom negócio.

Quais as características para se tornar uma profissional independente

O profissional independente deve ser um especialista que gera resultados para a empresa. Ele é um bom profissional que promove soluções, é auto suficiente, se relaciona bem, evolui permanentemente, é criativo e possui perfil dinâmico e uma boa educação.

É um profissional exigente que não aceita qualquer tipo de liderança ou remuneração, além disso, não se importa com status, cargo e o glamour das grandes corporações.

O profissional com essas características prefere ter reconhecimento de seu trabalho e ser bem remunerado por isso e ainda assim possui um custo X beneficio que atraem as empresas.

Como funciona o trabalho de uma profissional independente

O profissional independente não faz bico, não é um freelancer e nem funcionário temporário. Ele tem um modelo de negócios bem definido e atua como prestador de serviços.

Ele costuma trabalhar por projetos em ciclos curtos e não possui exclusividade, em geral pode atuar em duas ou mais empresas ao mesmo tempo.

A maioria possui registro como MEI ou similar, possui contrato de prestação de serviços e emitem nota fiscal.

Alta performance, qualidade e comprometimento com o resultado garantem trabalho continuamente além de uma remuneração que pode ser em geral 3 vezes maior que o de um funcionário CLT na mesma função.

Vantagens e Desvantagens

Ser um profissional independente é um estilo de vida que garante flexibilidade de horário e permite a escolha de projetos e clientes.

Pode escolher atuar tanto de forma presencial quanto remota o que permite em alguns casos trabalhar em qualquer lugar do mundo.

Como não é uma funcionário CLT, não possui benefícios como vale refeição, transporte, plano de saúde, férias remuneradas, FGTS entre outros, por esse motivo precisa ser uma pessoa com controle total de suas finanças.

Ser um profissional independente é uma excelente opção para quem não se encaixa no padrão tradicional de trabalho com carga horária e chefia mas ao mesmo tempo não quer empreender e ter que lidar com a complexa gestão de um negócio e altas cargas tributárias.

E ai será que essa é a opção ideal para você?

Você também pode gostar: