Comunicação

O que os aplicativos de relacionamento podem nos ensinar sobre comunicação digital

Em tempos de pandemia e isolamento social muitas pessoas optaram em entrar em aplicativos de relacionamento para conhecerem pessoas novas de forma segura.

Encontrar um parceiro online tem se tornado cada dia mais comum, uma pesquisa feita pelo Happn Brasil apontou que 20% das pessoas encontraram o atual ou o último parceiro em redes sociais, sites e aplicativos.

Hoje em dia existe uma grande variedade de aplicativos voltados a encontros e em geral eles são muito parecidos entre si, se diferenciando apenas na forma como selecionam os pretendentes, alguns por localização, outros por afinidades, por religião e por ai vai.

Eu como entusiasta de redes sociais e tecnologia sempre que fico sabendo de um aplicativo novo que me parece interessante acabo instalando para conhecer e entender como funciona.

Mas tenho que confessar que minha passagem pelo mundo online da paquera é sempre rápida e poucos dias depois encerro minha conta por não ter muita paciência para lidar com as pessoas nesses ambientes.

E é por conta dessa minha experiência geralmente frustante que decidi escrever esse artigo, pois acredito que precisamos melhorar muito a nossa comunicação no ambiente digital e o mundo da paquera virtual é apenas um reflexo de como precisamos avançar nesse sentido.

As dicas que darei a seguir são úteis não apenas para quem usa os aplicativos de relacionamento mas para todos os desejam melhorar sua comunicação em qualquer tipo de rede social.

Para começar vamos falar sobre as imagens, elas são as primeiras impressões que temos de uma pessoa no ambiente virtual e elas falam muito (mas nem sempre dizem tudo), selecione bem as imagens para que ela demonstre as outras pessoas quem é você, seu trabalho e os seus hobbies.

Observação: Para imagens em app de relacionamento não inclua fotos em que você está com outras pessoas e muito menos com crianças.

É necessário preencher o seu perfil incluindo informações que as imagens não contam, muita gente tem preguiça de escrever mas esse espaço foi criado com um objetivo, se você se apresenta e esclarece de forma direta sobre quais são as suas reais intenções pode evitar mal entendidos e transtornos no futuro além de ser mais efetivo em sua busca.

Muitas pessoas vêem apenas a imagem e não investem tempo para ler o perfil, mas não adianta nada ter um match que minutos depois você vai descobrir que não tem nada haver com você, além disso essa leitura pode gerar conteúdo para que você possa iniciar uma conversa que tem muito mais chances de ser bem sucedida.

Não adicione pessoas só porque gostou da foto ou para ser popular, isso não leva a lugar algum, as conexões precisam ser estratégicas e cumprir um objetivo seja ele amizade, romance ou negócios.

Ao puxar papo com alguém não force uma intimidade que você não tem chamando de linda, querido, flor ou qualquer outro adjetivo, trate a pessoa sempre pelo nome, isso demostra consideração, além disso, se for uma mulher não faça perguntas que a deixe desconfortável logo na primeira conversa, como se ela mora sozinha, onde mora e coisas do tipo.

E por último o mais importante, não descuide da segurança, o mundo virtual é cheio de pessoas má intencionadas, por isso evite passar os seus dados de contato como redes sociais, whatsapp e etc logo na primeira conversa, mantenha-se o máximo possível dentro do aplicativo até que possa ter confiança para dar o próximo passo.

Fique atento as conversas, se a pessoa costuma repetir perguntas por duas ou três vezes é sinal que conversa com muita gente e não está atento(a) ao que você diz. Mantenha o pé atrás até que você tenha oportunidade também de visitar as redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook) da pessoa pois perfis falsos e golpistas (conhecidos como scammers) são muito comuns em aplicativos e redes sociais. Se desconfiar de alguma coisa não deixe de denunciar a conta.

Você também pode gostar...