Esse é um assunto extenso e complexo por isso vou tentar nessa postagem simplificar o máximo possível. Para começar acho importante esclarecer o que são diretórios.

O que são

Na internet dispomos de duas formas de pesquisas para sites, ele pode ser através de mecanismos de busca como o Google na qual a organização dos sites é feito através de inteligencia artificial (softwares) ou através de diretórios de busca que na verdade é um site com coleções de outros sites selecionado por mão de obra humana (editores).

Os diretórios de buscas podem ser de nível regional, nacional ou ainda segmentados, como exemplos de diretórios segmentados temos sites como Hoteis.comBookingAirbnb e TripAdviser que nada mais são que diretórios de busca de hospedagens e viagens.

Como funcionam

Devido ao seu conteúdo os diretórios são considerados uma ótima fonte de informação pelo Google e por isso sempre aparecem em uma boa posição na página inicial recebendo assim milhares de visitas qualificadas diariamente, ou seja, visitantes que estão na fase de “compra”.

É por esse motivo que os diretórios são uma ótima ferramenta de marketing para buffets e espaços para eventos.

Hoje os diretórios voltados a espaços para eventos já são populares em países da America do Norte e Europa e estão iniciando a sua atuação no Brasil.

Com relação aos diretórios de espaços para eventos eles podem ser maiores abordando vários tipos de eventos como é o caso do Garimpo de Eventos ou menores e altamente segmentos abordando apenas eventos corporativosbuffets infantis e etc.

Não existe uma plataforma melhor que a outra e o importante é considerar várias plataformas diferentes para apresentar seu local, levando apenas em consideração o cliente que você deseja atender.

Como trabalhar com diretórios

Em primeiro lugar é importante saber que ao fechar parceria com um diretório as consultas não se iniciarão instantaneamente e magicamente você fechará dezenas de contratos.

É necessário explorar todas as opções da ferramenta para gerar engajamento e resultados, sendo assim, verifique o que faz parte da sua associação em cada plataforma e tire proveito disso, mantenha o perfil completo incluindo vídeos, mapas e etc, se eles possuem blog envie eventos reais e editoriais, se houver diretório de eventos divulgue os seus eventos através dele, se houver uma oferta especial verifique se está visível em seu perfil.

Mantenha suas informações atualizadas, verifique seu perfil pelo menos 1 vez por trimestre e atualize as imagens pelo menos 2 vezes por ano, isso garantirá que essas imagens sejam compartilhadas nas redes sociais, qualifiquem no Google e atraiam mais visitantes.

É importante saber que quando você ingressa em um diretório de espaços os contatos de clientes chegam para você de duas formas: direta e indireta.

Os contatos diretos são mais fáceis de rastrear mas eles não são a única referência. Uma indicação indireta pode ser importante também mas aparecerá em suas analises como uma pesquisa orgânica. Exemplo: Um cliente está visitando um diretório e então ao se interessar pelo seu espaço ele abre uma nova guia e busca mais informações no Google. Para você aparecerá como uma busca orgânica e não filiado a qualquer plataforma.

E o ROI?

Para quem não está familiarizado com a sigla ROI, isso significa Retorno sobre o Investimento. Nada mais é que a forma de medir se o investimento realizado obteve ou não retorno.

Em alguns diretórios para se obter o ROI você precisa fechar pelo menos 5 eventos para justificar o preço, em outros pode ser apenas 1 contrato.

Mas o ROI não deve ser calculado apenas pelo número de contratos fechados, pode ser que seu objetivo seja apenas um novo posicionamento para a marca, ou possuir duas publicações no blog ou ser um fornecedor recomendado.

E importante definir com a sua equipe de marketing quais são as suas expectativas de ROI e informar isso ao editor do diretório.

Para finalizar

Quando você cria um perfil em um diretório é apenas parte do processo de vendas e não o todo.

E importante você analisar seus próprios processos de vendas, como sua equipe atende ao cliente, o tempo que demora para enviar a proposta, o serviço oferecido e etc.

Listar seu espaço em um diretório não é o fim da história é apenas o começo.

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