Tempos atrás passei por um ponto de ônibus e vi um cartaz anunciando 110 salgadinhos por R$ 18,00 e depois de fazer alguns cálculos rápidos fiquei intrigada e cheguei a conclusão que a pessoa não tinha a mínima ideia do que estava fazendo e não sabia fazer o cálculo de custos para a venda de um produto.

Então depois disso vi um post em um grupo de festas no Facebook sobre valores de decoração que causou muita polêmica, pois a pessoa criticava outros profissionais que estavam cobrando um valor muito baixo por seus serviços, então resolvi levantar algumas questões que deveriam ser básicas para qualquer empreendedor, mas que infelizmente a maioria não consegue responder.

Vamos ver se você consegue?
– Você sabe o custo unitário do seu produto ou serviço?
– Você sabe de quanto é a sua margem de lucro?
– Você sabe os seus gastos fixos e variáveis?
– Você sabe quanto você já investiu em seu negócio e quanto tempo precisou ou precisa para ter o retorno deste valor?
– Você sabe o quanto precisa vender por dia ou mensalmente para conseguir arcar com todas as despesas e ainda obter lucro?
– Você conhece bem o seu público?
– Você sabe quem são seus concorrentes diretos e indiretos?
– Você vê seu trabalho atual como um quebra galho para te ajudar com ganhar renda extra ou quer construir um negócio rentável de longo prazo?


Meus mais de 20 anos de experiência no mercado de festas e minha formação me garantem dizer que se você souber responder a todas essas perguntas pode ter certeza que não precisa ficar preocupado com o preço do “coleguinha”.

Mas se você teve dificuldade ou não soube responder a maioria dessas perguntas, precisa urgentemente aprender sobre precificação. Se precisar de ajuda o meu trabalho de consultoria on-line pode ser a solução ideal para você ;-).

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