Ter ou não ter um site

Dias atrás estive em um evento com profissionais do mercado de festas e uma participante fez um comentário que me chamou a atenção. Ela questionou: “Para que ter um site? ele serve para nada!”.

Creio que assim como ela muitas outras pessoas tem a mesma impressão, que ter um site hoje em dia não é mais necessário afinal de contas as redes sociais podem fazer uma empresa ter presença on-line com pouco ou praticamente nenhum investimento.

Mas eu possa afirmar por minha experiência e conhecimento que ter um site é sim muito importante para qualquer negócio. Ele não é apenas a vitrine da sua empresa para o mundo mas também pode se tornar uma ferramenta primordial na captação de clientes.

Ainda me lembro do primeiro site que fiz para a minha empresa de assessoria no inicio de 2007, eram outros tempos aonde não se falava ainda sobre marketing digital, não havia posts patrocinados nas redes sociais e nem se sabia como funcionava os algoritmos de buscas e ainda assim eu conseguia receber dezenas de pedidos por semana vindos através do formulário de contato do meu site.

Hoje em dia apesar da grande concorrência e da imensa quantidade de conteúdo disponível na internet as ferramentas disponíveis podem fazer seu site ter grande alcance e promover o seu negócio de forma sem igual, mas para que seu site seja realmente útil é necessário estar atento as seguintes questões:

Mantenha o seu site atualizado – Sites construídos há muitos anos atrás não respondem as novas tecnologias e por isso são prejudicados nos mecanismos de busca e neste caso ele não terá utilidade nenhuma.

Ele precisa ser intuitivo e responsivo – O site precisa ser fácil de usar, carregar de forma rápida  e abrir em qualquer tipo de aparelho seja ele um computador de mesa, um tablet ou smartphone.

Use o SEO a seu favor – O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias que visa otimizar o site com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nos mecanismos de busca. Ou seja, ele ajuda o seu site a aparecer nos primeiros lugares de sites como o Google quando alguém procura por um determinado produto ou serviço gerando não apenas acessos mas também contatos recebidos sem precisar investir muito dinheiro em patrocínio.

Tenha um blog em seu site – Conteúdo de qualidade gera visitas e atraem consumidores (porque vocês acham que as blogueiras fazem tanto sucesso!). O conteúdo certo atrai público e gera negócios.

Tenho certeza que se você colocar em prática essas dicas no tempo certo seu site deixará de ser apenas um cartão de visitas on-line e se tornará uma excelente ferramenta na captação de clientes para o seu negócio.

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