Porque você precisa ter um site

Tempos atrás estive em um evento voltado a profissionais de organização de festas e uma participante fez um comentário que me chamou a atenção. Ela questionou: “Para que ter um site? ele serve para nada!”.

Creio que assim como ela muitas outras pessoas tem a mesma impressão, que ter um site hoje em dia não é mais necessário afinal de contas as redes sociais podem fazer uma empresa ter presença online com pouco ou praticamente nenhum investimento.

Mas eu possa afirmar por minha experiência e conhecimento que ter um site é sim muito importante para qualquer negócio.

Ele não é apenas a vitrine da sua empresa para o mundo mas também pode se tornar uma ferramenta primordial na captação de clientes.

Ai você pode rebater dizendo que as redes sociais cumprem esse mesmo papel, mas preciso alerta-lo que as redes sociais não são de sua propriedade e elas mudam ou deixam de existir e se você confiar somente nelas para o marketing de seu negócio pode acabar se dando mal.

É como construir uma casa em um terreno alugado, um dia o proprietário deseja retomar o terreno de volta e você perde tudo o que investiu e ainda fica sem teto.

Ainda me lembro do primeiro site que fiz para a minha antiga empresa de assessoria de festas no inicio de 2007, eram outros tempos quando não se falava ainda sobre marketing digital mas já sabíamos que era importante para uma empresa ter presença na internet.

Na época não havia posts patrocinados nas redes sociais, não entendiamos como funcionavam os algoritmos e ainda assim eu conseguia receber dezenas de pedidos por semana vindos através do formulário de contato do site.

Conheci muitas pessoas interessantes do Brasil e exterior e fechei muitos contratos graças ao site.

Hoje em dia já não é tão fácil se destacar na internet, há uma imensa quantidade de conteúdos disponíveis e grande concorrência, mas com as ferramentas certas você pode fazer seu site ter um grande alcance e promover o seu negócio de forma sem igual.

Porém para que seu site seja realmente útil e atraia negócios é necessário estar atento as seguintes questões:

Mantenha o seu site atualizado

Sites construídos há muitos anos atrás não respondem as novas tecnologias e por isso são prejudicados nos mecanismos de busca e neste caso ele não terá utilidade nenhuma.

Ele precisa ser intuitivo e responsivo

O site precisa ser fácil de usar, carregar de forma rápida e abrir em qualquer tipo de aparelho seja ele um computador de mesa, um tablet ou smartphone.

Use o SEO a seu favor

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias que visa otimizar o site com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nos mecanismos de busca. Ou seja, ele ajuda o seu site a aparecer nos primeiros lugares em buscadores como o Google quando alguém procura por um determinado produto ou serviço gerando não apenas acessos mas também contatos recebidos sem precisar investir muito dinheiro em patrocínio.

Tenha um blog em seu site

Conteúdo de qualidade gera visitas e atraem consumidores (como você acha que as blogueiras conseguiram fazer tanto sucesso?). Um bom conteúdo atrai o público certo e gera negócios.

Tenho certeza que se você colocar em prática essas dicas no tempo certo seu site deixará de ser apenas um cartão de visitas online e se tornará uma excelente ferramenta na captação de clientes para o seu negócio.

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Sobre Andreza Novais

Sou especialista no mercado de festa e eventos e meu objetivo é auxiliar profissionais e empreendedores a alcançar um novo nível na gestão do seu negócio.

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