Wedding Planner Studio

Você já ouviu falar sobre wedding planner studio?
Traduzido de forma literal o estúdio de planejamento de casamentos, têm crescido muito no mercado de festas norte americano, porém por aqui ainda é uma novidade.
Eu logo que conheci a proposta me apaixonei e pesquisei a fundo sobre o assunto e por isso vou compartilhar com vocês um pouco sobre como funciona esse nova forma de fazer negócios no mercado de casamentos.
Como funciona?
Em geral há duas formas de estúdio, o primeiro um escritório adaptado para atender as necessidades dos diversos segmentos do mercado de festas que atende com hora marcada e que pode ou não cobrar do cliente pela consultoria do planejamento do evento.
O segundo modelo costuma ser um galpão ou loja com diversos stands onde os fornecedores atendem por tempo integral.
Para o cliente os serviços de planejamento, ou mais conhecidos entre nós como assessoria/consultoria podem ser oferecidos de forma gratuita, ou mediante o pagamento de um valor fixo ou plano mensal.
Além disso, os fornecedores que desejam fazer parte do estúdio contribuem com uma taxa que pode ser mensal ou anual, ou há ainda aqueles estúdios que cobram uma porcentagem pelo serviço fechado, porém essa última forma de cobrança não é recomendada aos estúdios que mantém os dados dos fornecedores em seu site, por questões óbvias.
Vantagens
Para os fornecedores as vantagens de se atuar em estúdio é que além de se conseguir diminuir as despesas em estrutura de um escritório convencional, o investimento em marketing também pode ser compartilhado, para as noivas a vantagem é de se encontrar profissionais qualificados em um único local, além de possuir auxilio em todo o planejamento do evento na maioria das vezes de forma gratuita. Para  os profissionais de organização de eventos a oportunidade de continuar atendendo a noivas apenas com a consultoria sem comprometer os finais de semana e as madrugadas.
Desvantagens
As vantagens do estúdio parecem bem evidentes o que já não ocorre com as desvantagens, a mais recorrente é a de que como se recebe do fornecedor, ele passa de colega ou parceiro para cliente e será necessário atender as suas expectativas com relação a isso.
É também importante deixar claro aos noivos que o estúdio é mantido pelos fornecedores que ali estão, mas pode ocorrer em algum momento de o cliente não se agradar de algum fornecedor participante ou não encontrar ali um fornecedor que atenda ao seu perfil e neste caso é melhor levar em consideração os noivos do que comprometer o resultado do evento deles.
No geral acredito que é uma excelente oportunidade de ampliar os negócios e possuir um diferencial de atendimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *