Esse final de semana ao abrir o Instagram me deparei com imagens da festa de casamento da Anne Jang, uma wedding planner sul coreana que conheci graças ao trabalho pioneiro que ela faz utilizando Inteligência Artificial no designer de eventos.
As imagens do casamento dela me chamaram a atenção por conta de algo que tenho sentido falta nos eventos brasileiros que é a originalidade.
Nos últimos anos, ao fazer a pesquisa de tendências percebi que quase nada mudou com relação ao designer de festas, especialmente os de casamento, estamos vendo mais do mesmo, parece que a maioria das festas seguem o mesmo padrão de estilo e cores.
Eu lembro que quando iniciei o meu trabalho com organização de eventos, as festas que aconteciam no início dos anos 2000 não possuíam um padrão, cada uma delas tinha um estilo diferente e havia uma variedade de cores para atender aos clientes, por isso era possível que a festa do sábado fosse romântica na cor verde menta e cor de rosa, enquanto a festa de domingo seguia um estilo náutico com azul marinho, branco e vermelho.
Muito tem se falado sobre como a internet e as redes sociais estão matando a criatividade dos profissionais que ao invés de criar estão preferindo o copia e cola para não ficar de fora das trends e isso tem causado uma padronização no conteúdo, nas vestimentas e muito mais. Eu me dei conta que o mesmo tem acontecido no setor de casamentos, muitas noivas já chegam com todas as referências do que quer em mãos e para os fornecedores é muito mais simples e barato copiar do que criar algo novo.

Mas se você deseja que sua empresa se destaque em sua região tendo um diferencial que te permita sair da briga por preço é importante que você pare de buscar referências na internet e comece a explorar novos lugares e buscar inspiração na natureza, na arte, nos livros, nos filmes e em outros setores.
Deixe a criatividade fluir e comece a criar mesmo que não tenha um cliente a princípio que compre a sua ideia, crie um portfólio que apresente esse diferencial (se você não consegue produzir algo real pode usar a IA para fazê-lo) com o tempo as pessoas vão querer contratar o seu trabalho pelo que você faz e não pelo valor que você cobra.