Quem me conhece há mais tempo já sabe que meu sonho profissional era me tornar jornalista e trabalhar como redatora de revista.
Mas a vida deu voltas e eu acabei indo parar numa área completamente diferente, porém o desejo de trabalhar com escrita sempre permaneceu e vira e mexe eu pensava em voltar para a faculdade de comunicação, até que durante a pandemia com a paralisação do setor de festas eu decidi investir em uma pós graduação em comunicação e mídias digitais.
Sempre gostei de redes sociais e crio conteúdo no digital desde a época do Orkut, já testei praticamente todas as plataformas como Youtube, WordPress, Substack, Instagram, X/Twitter, Threads, Tik Tok (tô lá desde que se chamava Musical.ly) e por anos fui testando novos canais e não me fixando em nenhum.
Porém dias atrás assisti um programa na Netflix chamado “Batalha dos Influencers” que me fez perceber que para ser bem sucedido como criador de conteúdo é importante definir um tipo de mídia e focar nele, ao invés de ficar criando em diversas plataformas diferentes.
Eu tenho uma relação de amor e ódio pelo Instagram, apesar de gostar e na teoria dominar a ferramenta, eu não tenho vocação, nem agilidade ou saúde mental para cumprir todos os requisitos que os algoritmos demandam como quantidade de posts diários, concorrência, tipos de conteúdo e etc Acho que é muito esforço para caso o post seja bem sucedido, com sorte ele ser apresentado para no máximo 10% dos meus seguidores.
De todas as mídias digitais que já testei, as que melhor me adaptei foram o blog e a newsletter, sinto que consigo me expressar melhor através da escrita, sem influência de algoritmos em que posso produzir no meu ritmo e a grande vantagem é que os conteúdos possuem longa duração.
Por isso, a partir de agora meu foco será em produzir conteúdos para blog e também terei as newsletters do Negócios de Festas, como conteúdos voltados a profissionais e empreendedores do setor de festas e o Viva a Celebrar com uma curadoria de conteúdo sobre qualquer tipo de evento social.
Pretendo iniciar com conteúdos semanais mas é um teste, se eu não conseguir as newsletter serão quinzenais, eu não pretendo cancelar o Instagram, mas não tenho pretensão nenhuma de me dedicar a criar conteúdo por lá, vou postar só quando tiver vontade, sem estratégia alguma.
Afinal de contas, já faz tempo que o Instagram não me traz nenhum retorno profissional com relação ao trabalho, na verdade acho que no momento ele mais me atrapalha do que ajuda, me deixando ansiosa e frustrada, como se fosse um namorado abusivo e agora eu irei finalmente me libertar dele.
Se você também deseja encontrar uma mídia além do Instagram que tenha mais haver com a sua essência e com o seu ritmo para divulgar seus produtos ou serviços, vamos conversar quem sabe eu possa te ajudar a encontra-la. 😉