O termo UGC vem de User Generated Content, ou em português conteúdo criado pelo usuário, ou seja, conteúdo feito de forma espontânea por consumidores falando sobre determinado produto ou serviço e publicado nas mídias, esse conteúdo pode ser em forma de fotos, vídeos, depoimentos, resenhas, comentários, avaliações entre outros. 

Um exemplo de como o conteúdo UGC pode ser útil para os negócios é o caso da noiva que publicou no Tik Tok sobre os bombons da Cacau Show que serviu em seu casamento, o vídeo viralizou a ponto da empresa relançar o produto com foco em eventos. 

Esse tipo de conteúdo costuma ter mais engajamento por não se tratar de publicidade, mas sim da experiência real de um cliente comum, por isso está em alta e muitas empresas têm apostado alto no UGC para promover seus negócios.

E isso fez surgir uma nova categoria que é o UGC creator, que são criadores de conteúdo geralmente com poucos seguidores que são pagos pelas empresas para criar esse tipo de conteúdo que no caso é postado no perfil da marca, a vantagem é que se possui um conteúdo autêntico com custo muito baixo (em média de 200 a 500 reais) se comparado com o investimento em agências de marketing ou influenciadores. 

Para fornecedores do setor de eventos essa é uma boa oportunidade de divulgar o seu trabalho e aumentar o alcance da sua marca, para isso basta incentivar clientes e convidados a produzirem conteúdo e fazerem a marcação da empresa nas redes sociais, mas é preciso ter cautela afinal nem todos os clientes desejam se expor, por isso conheça o cliente, se ele é daquele que gosta de publicar os preparativos do evento ou desejam até contratar um storymaker para a cobertura do evento em suas redes sociais é ele o cliente perfeito para esse tipo de ação promocional. 

Outra forma de fazer é contratar assessores/cerimonialistas como UGC creators, afinal de contas eles são especialistas e influenciadores neste mercado e podem promover a sua marca de forma eficiente para o público certo (não apenas para o cliente final mas todo o mercado local de eventos).

Se você tem interesse em saber como utilizar a estratégia de UGC para promover seu negócio nas mídias digitais, conheça o meu serviço de consultoria ou participe da Academia Negócios de Festas, a sua escola de marketing e vendas de eventos. 

Você também pode gostar: