Hoje me deparei com um post patrocinado no Instagram que me chamou a atenção.
Na postagem a pessoa promete ajudar profissionais do mercado de casamentos a vender cobrando mais e conta sua história como uma assessora de SP bem sucedida. Fiquei curiosa e claro fui visitar o perfil e algumas questões me saltaram aos olhos.
A primeira questão a se observar é que o mercado de eventos mesmo o da capital de SP é pequeno e um profissional bem relacionado conhece praticamente todo mundo (ou no mínimo já ouviu falar) o que não é o caso dessa profissional que possui um nome desconhecido, para quem se vende como alguém bem sucedida.
A segunda questão é que na descrição da bio ela se identifica como profissional de marketing (guarde essa informação) e possui 113 mil seguidores, o que é algo desproporcional com relação ao mercado de eventos, para vocês terem uma ideia o prefeito da cidade de Barueri na Grande SP (que possui quase 280 mil habitantes) que já foi um dos deputados federais mais votados do país, possui em seu Instagram pouco mais de 36 mil seguidores, sou seja, como pode uma micro empreendedora local de um mercado segmentado possuir mais seguidores que uma pessoa pública com cerca de 30 anos de carreira?
Mas minhas observações não param por aí, dando uma olhada no feed nota-se que ela tem em média 50 curtidas por postagem e as publicações do reels tem em média 600 visualizações, um número realmente muito baixo se consideramos o número de seguidores.
Tudo isso indica que ela fraudou a plataforma comprando seguidores (infelizmente isso é muito comum nos perfis de profissionais e fornecedores de eventos) e o que acaba levando as pessoas leigas no assunto a considerar que ela realmente é uma profissional reconhecida e bem sucedida.
Mas a realidade é que um bom profissional de marketing JAMAIS compraria seguidores, ele sabe que essa é uma métrica de vaidade que mais atrapalha do que ajuda na conquista de clientes.
Por isso eu quis escrever esse artigo para alertar vocês, o verdadeiro profissional de marketing não compra seguidores, não participa de grupos de engajamento, não faz análise de perfil de Instagram (dar “dicas” sem fazer um estudo do mercado e da situação do negócio é no mínimo irresponsável).
O avanço das redes sociais fez surgir por aí um bando de “gurus” que vendem a ideia de que são especialistas no que na verdade não são, marketing vai muito além de publicações no Instagram, é algo complexo que deve ser feito de forma estruturada e bem pensada, baseada em estudos e levando em consideração todo o contexto do negócio e do local em que ele está inserido.
Então cuidado para não cair na armadilha de pessoas que fingem ser o que não são e vivem de vender ilusões.