Todos os dias eu vejo muitos empreendedores tentando fazer a divulgação de produtos e serviços utilizando as redes sociais, porém a grande maioria acha que basta criar a arte de um panfleto virtual e postar para conseguir atrair clientes.

Em primeiro lugar é necessário deixar claro que as mídias digitais não funcionam como as mídias tradicionais como jornais e revistas na qual a única forma de divulgação é através de publicações de anúncios ou dos classificados.

As redes sociais como o próprio nome já diz foram criadas com o objetivo de socialização. As pessoas estão lá para encontrar familiares e amigos, manter contato com pessoas que estão distante e se entreter com vídeos engraçados ou gatinhos fofos.

Com o tempo as redes se tornaram não apenas um meio de entretenimento mas de informação e ai que surgiram o que chamamos de influenciadores digitais. Pessoas comuns como eu e você que conseguiram atrair milhares de “amigos” ou seguidores por que oferecem conteúdos que são de interesse de certa tribo ou comunidade.

E entre blogueiros, youtubers e instagramers descobrimos que o conteúdo atrai e induz  a compra e foi ai que as empresas descobriram que estar presentes nas redes sociais é um bom negócio.

Mas como divulgar nas redes sociais e ainda atrair clientes? Foi isso que os especialistas em marketing foram estudar para tentar entender e assim surgiram os profissionais especialistas em marketing digital.

Eles estudaram como funcionam os algoritmos, como é o comportamento do público em cada rede social, porque cada uma delas possuem características próprias e muitas vezes públicos diferente.

Com o tempo as próprias redes sociais foram se desenvolvendo e mudando pois descobriram que essa seria uma ótima forma de ganhar dinheiro e assim criaram ferramentas que podem ser usadas pelas empresas para criar campanhas e avaliar resultados.

Sabemos hoje que utilizar a internet na captação de clientes é fundamental para garantir o crescimento do seu negócio e é por isso que tanto grandes empresas como profissionais autônomos possuem perfis em diversas dessas mídias.

Mas ter um perfil e fazer postagens recorrentes não é garantia de sucesso.

Se você deseja utilizar as redes sociais como uma ferramenta de marketing para fazer publicidade e atrair clientes é necessário estudar seu púbico alvo, possuir uma estratégia de divulgação levando em consideração as características de cada uma das redes sociais, criar conteúdos relevantes e conhecer as ferramentas que irão ajudar seu conteúdo a alcançar o público desejado.

Hoje em dia é fundamental que todo empreendedor tenha um conhecimento mínimo sobre marketing digital e redes sociais para negócios antes de se aventurar em começar a divulgar seus serviços para evitar ações equivocadas e perda de tempo e dinheiro.

Se você quer fazer divulgação do seu negócio nas redes sociais comece agora mesmo a entender seu funcionamento e aprender mais sobre o assunto, caso contrário a sua empresa ficará para trás e perderá mercado, podendo até fechar as portas no futuro.

Você também pode gostar: