Nos últimos anos muitos buffets (e até algumas empresas de outros segmentos) tem oferecido aos seus clientes o serviço de assessoria em seu pacote de serviços como se fosse um diferencial.
Porém a realidade é que o cliente está sendo enganado levando gato por lebre, porque o serviço oferecido na verdade não é o de assessoria para o evento mas sim o de coordenação do evento. É como aquele famoso sanduíche de picanha que não contém picanha.
Essa prática tem se tornado cada vez mais comum por dois motivos:
- Desconhecimento do consumidor do que realmente é o serviço de assessoria de eventos;
- Falta de conscientização e punição das empresas que oferecem tais serviços de forma enganosa.
Como a própria denominação já diz, assessoria visa assessorar o cliente em todas as etapas do planejamento do evento, isso inclui não apenas a indicação de fornecedores (que na realidade é apenas uma pequena parte desse trabalho), mas inclui a elaboração de um check list personalizado, a cotação dos serviços e negociação, acompanhamento do cliente em todas as visitas a fornecedores e a assistência total com reuniões regulares entre as partes para acompanhamento do planejamento, sugestões e conselhos para que tudo saia de acordo com o que o cliente deseja.
Os buffets não fazem nada disso, apenas entregam uma lista com indicação de alguns fornecedores já cadastrados e fazem uma reunião com o cliente dias antes do evento (ou seja, depois que tudo foi planejado) apenas para poder coordenar o que acontecerá no dia do evento.
“A propaganda enganosa é aquela capaz de levar o consumidor a erro, prometendo algo que na realidade não vai ocorrer.”
Esse tipo de prática, configura o de propaganda enganosa, que é um crime contra o consumidor, previsto no artigo 67 do Código de Defesa do Consumidor. Quem comete esse tipo de crime pode ser penalizado com detenção de 3 meses a 1 ano e ainda ser obrigado a pagar uma multa em dinheiro.
Mas porque as empresas que possuem essa prática não são punidas? Simplesmente porque o cliente não sabe que está sendo enganado, ele desconhece a diferença entre os serviços (e até muitos profissionais da área também).
Segundo dados do Google os termos de busca mais pesquisados quando se utiliza a palavra assessoria de casamento são: “Para que serve a assessoria de casamento” e “o que faz um assessor cerimonialista”
Por isso se faz necessário por parte dos profissionais de eventos criar campanhas de conscientização tanto para o consumidor quanto para os empreendedores do setor para que todos saibam no que consiste o serviço de assessoria para eventos e que a prática de oferecer o serviço de coordenação como se fosse assessoria é ilegal.