Ontem uma reportagem do programa Fantástico da Globo (clique aqui para assistir) mostrou o golpe na qual se cria perfis falsos de hotéis nas redes sociais e solicitam dados das pessoas dizendo que irão participar de sorteios de diárias.

Esse golpe não é novo e nem exclusivo de hotéis, tempos atrás recebi a solicitação de amizade no Instagram de uma rede de buffets de São Paulo, como são conhecidos e um local que eu frequentava aceitei, pouco tempo depois recebi uma mensagem privada dizendo que a empresa iria sortear uma festa e para participar do sorteio era necessário encaminhar os meus dados pessoais (nome completo e telefone).  

Por sorte eu sou curiosa e decidi dar uma olhada no perfil antes de enviar qualquer informação e percebi que a grafia da palavra buffet estava errada, além do perfil possuir poucas fotos o que demonstrava que o perfil era falso. 

Na hora eu entrei em contato com o buffet pela própria rede social, a empresa publicou um aviso em seu perfil sobre isso e pelo que percebi não tomou mais nenhuma providência, visto que o perfil está no ar até hoje. 

Bem existem tantos erros nessa situação que fica até difícil saber por onde começar, mas vou tentar explicar alguns aqui:

– Em primeiro lugar sorteios devem ser registrados na Caixa Econômica Federal, mesmo os que são feitos em redes sociais;

– Nunca forneça nenhum dado seu através das redes sociais (isso inclui o Whatsapp), mesmo que seja um perfil conhecido, você nunca sabe se ele foi clonado ou se é fake (nesse caso a grafia costuma entregar);

– Se você encontrar um um perfil falso de sua empresa nas redes sociais denuncie para a própria plataforma (peça para outras pessoas denunciarem também porque nem sempre uma andorinha só faz verão);

– Caso estejam usando o nome da sua empresa para aplicar golpes, faça um boletim de ocorrência (pode ser online);

– Documente todas as providências tomadas com relação a isso, ou sua empresa pode ter problemas no futuro, caso alguma pessoa seja prejudicada. 

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