Quero contar para vocês como eu iniciei a minha trajetória profissional no setor de eventos e quais foram os meus primeiros desafios empreendendo.
No início dos anos 2000 eu havia concluído um curso técnico de publicidade e ingressado na faculdade de comunicação social com o objetivo de me tornar jornalista porém fiquei desempregada e estava em busca de trabalho como fazíamos naquela época olhando os classificados no jornal quando me deparei com a oportunidade de trabalhar com convites de casamento.
Atravessei a cidade para fazer um treinamento que paguei o valor de 50 reais e não durou 1 hora para aprender como fazer e vender convites, saí de lá me sentindo lesada e sem saber que na verdade aquele momento mudaria o rumo da minha vida profissional.
Como já havia feito um investimento inicial decidi investir mais um pouco e tentar essa nova empreitada, fui até o centro de SP comprar um catálogo de amostras de convites (que deveriam ser impressos por mim numa impressora jato de tinta) e ai o primeiro desafio apareceu porque eu não sabia precificar corretamente, a princípio eu vi em algum lugar que só bastava dobrar o valor do que eu paguei pelo produto para chegar ao valor de venda, o que é um erro tremendo pois não considera os custos gerais de produção do produto, os custos fixos variáveis da empresa além do pro labore, só fui aprender isso mais tarde.
Após adquirir o material mandei fazer um banner que pendurei no portão de casa para atrair clientes e deu certo, logo apareceu um casal interessado. Porém na minha primeira venda eu já tive prejuízo, pois por falta de experiência eu não pedi que o cliente aprovasse o texto do convite antes de imprimir e todos eles saíram com erro e eu precisei refazê-los.
Com isso aprendi a importância de seguir processos, criei um pequeno catálogo com modelos de escrita e fontes para que os clientes escolhessem, inclui no formulário de pedido uma ficha com as informações que deveriam constar no convite e eram preenchidas pelo próprio cliente e era feita sempre uma impressão modelo que deveria ser aprovado pelo cliente antes dos convites ser impresso.
Hoje com a experiência e conhecimento que tenho com certeza elaboraria a ficha técnica de cada produto levando em consideração todos os custos da empresa para conseguir cobrar um valor justo pelo meu trabalho.
Se você também tem dificuldades em precificar seus produtos e serviços ou em criar processos eficientes dentro da sua empresa, o meu serviço de consultoria pode te ajudar. Saiba mais clicando aqui.