Com o avanço das mídias digitais, nós normalizamos coisas que não fazem nenhum sentido, como por exemplo um perfil de um negócio local e segmentado como é o caso dos negócios de festas ter dezenas ou centenas de milhares de seguidores nas redes sociais.
Quero dar um exemplo prático e real disso, tempos atrás atendi uma profissional que presta serviços de assessoria para casamentos e atua numa cidade do interior do nordeste, ela atende ao público de alto padrão e realiza cerca de 20 eventos por ano.
Em sua cidade acontecem segundo dados do IBGE cerca de 1000 casamentos por ano, então se considerarmos que apenas 10% desses casais possuem condições para contratar os seus serviços, seu público alvo é de 100 casais ou 200 pessoas.
Porém ela possui mais de 40 mil seguidores em seu perfil no Instagram, curiosa que sou fui dar uma olhada no perfil do prefeito de sua cidade que possui pouco mais de 20 mil seguidores, ou seja, uma pessoa pública e popular naquela localidade tem menos seguidores do que a profissional que atua no nicho de festas de luxo.
Hoje em dia é muito fácil manipular os números na internet, você pode comprar seguidores e até pagar para ter engajamento e visualizações, mas o que pouca gente sabe é que a maioria desse público nem existe na vida real, são robôs que estão por toda a web (se você tem interesse em saber mais sobre isso pesquise por “teoria da internet morta” ou “fazenda de cliques”).
Para qualquer negócio o que importa no final é a venda, número de seguidores, curtidas e comentários não pagam boletos e nem sustentam empresas. Essas métricas também não garantem a qualidade na prestação de serviços, então não faz sentido usa-las para a contratação de serviços.
Precisamos parar de nos iludir com essas métricas de vaidade e focar naquilo que realmente importa, para negócios de eventos ter presença no ambiente digital é importante, porém muito mais importante do que um feed bonito ou milhares de seguidores é prestar um serviço com excelência e cultivar bons relacionamentos no mundo real, garantir a satisfação do cliente e ter bons parceiros comerciais vai te ajudar a vender muito mais do que qualquer mídia.
