O mercado de eventos tem crescido consideravelmente nos últimos anos, segundo dados do Sindbufê de 2015 o setor havia quintuplicado em 12 anos e Associação Brasileira de Empresa de Eventos (Abeoc) aponta que setor cresce cerca de 14% ao ano.
Esses dados com certeza fazem com que centenas de empresários desejem investir no mercado de eventos e decidem montar um buffet ou construir um espaço para eventos. A maioria reúne a família e os amigos para tocar o empreendimento e buscam pessoas que desejam fazer renda extra aos finais de semana mas sem conhecimento técnico ou treinamento para tal.
Alguns até buscam profissionais como organizadores de eventos (assessores e cerimonialistas) para um apoio inicial porém isso nem sempre é o suficiente para garantir um trabalho de qualidade visto que o conhecimento que se demanda para a gestão de um buffet ou local para eventos é mais complexa do que a organização de eventos em si.
Diante disso nos deparamos com situações que demonstram a falta de preparo na prestação do serviço, eu poderia enumerar aqui mais de uma dezena delas, porém vou apresentar dois casos que ficaram marcados para mim nos últimos meses.
Caso 1
Fui convidada para a apresentação de um buffet aonde a maioria dos convidados eram organizadores de eventos do mercado de festas, o coquetel foi feito no hall de entrada e em seguida fomos encaminhados ao salão principal aonde ocorreria o jantar, nem vou entrar no mérito do cronograma do evento ter atrasado ao ponto do jantar ter inicio por volta das 22 horas, mas ao fato que mais me incomodou foi no serviço do salão.
As mesas estavam montadas com mise en place disposto com talheres, souplast, guardanapo e taças porém a bebida estava sendo servida de forma volante e não em jarras, ou seja, durante todo o jantar ficaram disposta na mesa taças que não foram utilizadas.
Caso 2
Em uma festa de inauguração em geral a montagem do evento é feita em estilo coquetel com lounges e bistrôs mas ao chegar no local percebi que a montagem estava em formato banquete com o mise en place incluindo souplasts nas mesas. No meio do salão estava disposto uma ilha com os itens do coquetel para que os convidados pudessem se servir a vontade. Então nos servimos do coquetel e ficamos aguardando o jantar que não aconteceu, pois o cardápio era apenas coquetel mesmo, ou seja, além de não haver necessidade alguma de mesas e cadeiras me pergunto até agora qual a utilidade dos souplasts nas mesas.
Quero deixar registrado aqui que não sou contra a entrada de novos empreendimentos no mercado, eles são ótimos pois a concorrência costuma elevar o padrão além da geração de novas vagas de trabalho que em um país como o nosso é sempre bem vindo.
O que quero fazer com esse artigo é chamar a atenção a necessidade de aprimoramento profissional, apesar do surgimento de vários cursos na área tanto livres quanto de graduação o mercado de festas ainda precisa avançar na qualificação técnica de profissionais.
Precisamos estar atentos pois a falta de capacitação pode gerar ocorrências graves como a que ocorreu em Minas Gerais tempos atrás em que uma explosão causada por uso incorreto do material levou a óbito uma pessoa e ainda feriu muitas outras.
O profissional de organização de eventos que deseja se especializar em serviços de buffet ou gestão de locais para eventos não precisa apenas ter bons contatos, indicar fornecedores e saber elaborar cronograma e check list, ele precisa ter conhecimentos sobre a relação entre montagem de salão e tipos de serviço de A&B, leis de segurança na manipulação de alimentos e as normas técnicas do setor.
Ainda temos muito a fazer pelo aprimoramento do setor e a primeira delas acredito eu é a de conscientizar os empreendedores e profissionais do setor da importância da capacitação técnica que garantirá a excelência no serviço prestado e a segurança dos convidados.