Já ouvi algumas pessoas perguntando se vale a pena investir em blogs e se isso traz retorno e vejo que muitos empreendedores não sabem mensurar corretamente seu investimento em mídia.
Colocar a sua empresa em destaque e ser encontrado pelos clientes é fundamental para qualquer negócio e os blogs segmentados geralmente alcançam milhares de pessoas e oferecem uma boa oportunidade para alimentar a sua presença on-line e alcançar potenciais clientes, mas é um engano achar que esse investimento trará a você centenas de pedidos de orçamento diariamente.
Antes de mais nada é preciso entender que fornecedores de eventos não trabalham com bens de conveniência (aqueles que são consumidos diariamente) e sim com serviços de compra comparada o que demanda muita pesquisa e comparação por parte do consumidor antes de fechar a compra.
Segundo pesquisa da Opinion Box e All in, 75% dos brasileiros usam as redes sociais para pesquisar sobre produtos antes da compra, diante disso, os blogs são uma ótima fonte de referência.
Os blogs oferecem conteúdos constantes, conselhos, inspirações e ideias para milhares de pessoas, através de suas múltiplas plataformas que incluem site, redes sociais e lista de e-mail é uma ótima opção de ferramenta de marketing para MEI’s e micro empresas que não possuem um departamento de marketing ou conhecimento para isso.
Quando você aparece em um site de eventos, não obtém apenas exposição, mas também se beneficia de:
– Backlinks que ajudam no seu SEO;
– O seu conteúdo permanecerá para sempre on-line;
– Tags e menções para o público nas redes sociais;
– Conteúdo pesquisável no Pinterest, aonde 90% dos noivos começam sua jornada de compra do planejamento do casamento;
– A oportunidade de compartilhar posts do seu trabalho diretamente na caixa de entrada de milhares de leitores.
O ROI (retorno sobre o investimento) de um investimento em mídia não se calcula apenas pelo número de vendas efetuadas, mas também por agregar valor à sua marca, a tornando conhecida do público, mas para isso é importante trabalhar em conjunto com o blog fornecendo informações atualizadas do seu trabalho para que novos conteúdos sejam publicados.
A única observação é que você precisa estar atento para verificar se o blog atinge o público que você deseja se relacionar ou que seja semelhante ao seu.
Em geral o valor investido em blogs pode retornar na primeira ou segunda venda realizada, mas como já dissemos anteriormente esse não é o único critério a ser avaliado, pode ser que seu objetivo seja um novo posicionamento para a marca, ter um evento publicado ou ser um fornecedor recomendado.
Independente do seu objetivo, com certeza vale a pena investir em blogs ou sites segmentados, mas é preciso lembrar que esse é apenas o início da jornada de compra, ter uma equipe de vendas bem treinada, ser rápido no tempo de resposta ao cliente e ter um bom atendimento são primordiais para garantir boas vendas.