Nos últimos meses o número de profissionais que iniciaram pela primeira vez o trabalho em home office aumentou consideravelmente.

Infelizmente estamos vivendo um momento atípico em que as pessoas não tiveram tempo de se preparar para executar o trabalho de casa e a adaptação para muitas pessoas tem sido difícil.

Eu já atuo em home office há mais de 14 anos e sei o quanto trabalhar em casa pode ser prazeroso e até mais produtivo, por isso hoje quero trazer a você algumas dicas que podem ajudar a melhorar o seu trabalho.

Estabeleça uma rotina

Um dos desafios do home office é o de conseguir conciliar a vida doméstica e profissional sem que uma atrapalhe a outra, por esse motivo é bom estabelecer uma rotina, isso pode te ajudar a não se perder no meio de tantas atividades.

Acordar sempre no mesmo horário, preparar seu café da manhã, fazer exercícios físicos, meditar, estudar, orar são algumas das atividades que você pode incorporar a sua rotina e pode melhorar sua vida.

Defina turnos de trabalho

Separe o seu dia em blocos nos quais você tenha momentos para focar no trabalho, responder e-mails e whatsapp e também para outras tarefas do dia a dia como cozinhar, limpar a casa, ir ao supermercado, ter tempo com as crianças e momentos de lazer.

Não se apegue a carga horária

Esqueça esse padrão de trabalhar 8, 10 ou 12 horas por dia (a não ser que você trabalhe com suporte ou plantão), mude a sua mente e comece a trabalhar por produção, definindo metas e prazos (realistas) para o que precisa ser feito e sabendo definir bem o que é prioridade.

Se um dia você terminar todas as suas tarefas antes do horário programado, não precisa ficar enrolando, vá assistir um filme, ler um livro, organizar o guarda roupa e não se sinta culpado por isso, afinal de contas você cumpriu com a sua obrigação e pode se dar ao luxo de encerrar o expediente mais cedo.

Avise aos familiares que está trabalhando

Um dos erros mais comuns quando a pessoa está trabalhando em casa e os familiares acharem que você está disponível e por isso interrompem você a qualquer momento para todo o tipo de solicitação, a grande maioria sem importância alguma.

É muito importante definir limites para evitar interrupções desnecessárias, no inicio pode ser um pouco mais difícil para eles entenderem porém com o tempo eles irão aprender que você está trabalhando e não deve ser interrompido.

Evite distrações

Se você tem o hábito de ficar toda hora checando e-mails ou os aplicativos de mensagem, pare já com isso pois é algo que atrapalha muito a produtividade.

Como já falei anteriormente defina períodos do dia para responder as mensagens, desative as notificações, informe a todos que se algo for urgente eles poderão fazer uma chamada telefônica para te contatar.

Também se mantenha distante da TV, redes sociais ou outras coisas que podem roubar a sua atenção do trabalho.

Defina a horário de inicio e término

Muita gente tem dificuldade de desapegar do trabalho quando está em casa e isso não é bom, para que você possa ser um profissional que entrega resultados precisa cuidar da sua mente e do seu corpo e trabalhar o tempo todo não ajuda em nada disso, muito pelo contrário.

Verifique quais são suas tarefas do dia e defina um horário para parar de trabalhar. Após esse período desligue o computador e o celular, se você não trabalha aos finais de semana não precisa responder mensagens, as pessoas podem esperar até a segunda feira para obter uma resposta.

Respeite o seu ritmo

Algumas pessoas são mais produtivas pela manhã, outras a tarde e a noite, tem gente que prefere trabalhar de madrugada. Descubra qual é o melhor horário para você e utilize isso a seu favor atuando em atividades que demande mais do seu cérebro nesses períodos.

Se você se sentir cansado tire um tempo para espairecer e relaxar, tome um banho, leia um livro, assista a um filme, tire um cochilo e só depois volte ao trabalho, com certeza você estará renovado e com mais energia para produzir mais e melhor.

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