Em primeiro lugar é bom deixarmos claro o que é um plano de negócios e qual a sua utilidade.

O plano de negócios também conhecido como plano empresarial é um documento que explica em detalhes o que é o negócio que irá ser criado ou já existe.

Ele é tipo um mapa da empresa e serve como ferramenta que avalia se o negócio é viável, ou seja, se a empresa terá condições de sobreviver e também ajuda na gestão do negócio.

Nós acreditamos que mesmo atuando com uma micro empresa é interessante possuir um plano de negócios, pois consideramos uma excelente ferramenta de apoio na gestão e planejamento estratégico.

Porém não é necessário fazer um documento muito elaborado e com muitas páginas, ele pode ser simples e ter no máximo duas páginas.

Afinal de contas o objetivo é usa-lo como ferramenta para ajudar no crescimento ou na avaliação de necessidade de remodelação de sua empresa ou serviços.

Para criar o seu plano de negócios simplificado considere os tópicos a seguir:

Defina o negócio 

Neste tópico você deve responder as seguintes perguntas: Qual é o seu negócio? Em que ramo atua? Quem são os clientes? Quais as necessidades do seu cliente? Como você irá atender as necessidades do cliente?

Plano de marketing 

Aqui você deve descrever qual o produto ou serviço que você vende, qual é o seu diferencial, quais serão os valores (preços) praticados pelo produtos ou serviços oferecidos, como será feita a divulgação (propaganda), onde será o ponto de distribuição (local) em que os produtos serão disponibilizados ou o serviço será prestado e qual a previsão de vendas.

Concorrência 

Faça uma pesquisa e inclua informações sobre quem são e como atuam os seus concorrentes.

Investimento inicial 

Descreva em detalhes todos os materiais que você necessita para iniciar o negócio e inclua os valores, caso precise comprar matéria prima para a produção de produtos coloque os valores referente ao mínimo de 6 meses.

Análise financeira 

Neste último tópico é necessário calcular os valores referente as despesas operacionais e a receita das vendas e fazer um demonstrativo de resultados, ou seja, verificar se os resultados gerados pelas vendas cobre as despesas operacionais e geram lucro para a empresa. Faça o cálculo referente a 6 ou 12 meses de operação.

O ideal é que você revise esse plano de negócios no mínimo há cada 6 meses, minha sugestão é que para novos empreendimentos isso seja feito a cada 3 meses no primeiro ano, assim caso a estimativa inicial não tenha o resultado esperado é possível reavaliar a situação e mudar o rumo antes que isso afete negativamente o seu negócio.

Tenho certeza que elaborar um plano de negócios vai ajudar você a entender melhor o seu negócio e e diferenciará você dos amadores.

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