Muitos fornecedores do setor de eventos tem dúvidas sobre se vale a pena fazer marketing digital para suas empresas, eu sempre me dei bem com redes sociais e utilizei a internet para divulgar o meu trabalho com bons resultados e sei melhor que ninguém da importância do marketing digital para eventos.

No tempo do Orkut eu participava das comunidades, interagindo, dando dicas e vez ou outra conseguia atrair algum cliente para conhecer o espaço de eventos em que eu trabalhava, naquela época nada se falava sobre marketing digital e os meus colegas de trabalho ficavam surpresos quando eu contava que havia conhecido o cliente na rede social.

Quando decidi trabalhar por conta própria minha primeira providência foi colocar o site no ar para divulgar meus serviços, o ano era 2007 e naquela época, isso era tudo o que se precisava fazer para começar a receber solicitações de orçamento diariamente e foi assim que eu consegui a maioria dos meus clientes.

Como eu tinha também um excelente alcance e engajamento nas redes sociais (bons tempos quando o alcance orgânico funcionava), quando encerrei meu trabalho como organizadora de eventos, decidi estudar marketing digital e mídias sociais.

Com o tempo a divulgação na internet deixou de ser fácil, o público aumentou e a concorrência também, novas redes sociais surgiram e as ferramentas e as regras do jogo mudam constantemente.

Com isso diversos gurus surgiram compartilhando dicas que segundo eles são o seu grande segredo para conquistar audiência e ganhar dinheiro.

Faça 100 stories por dia, use batom vermelho, mostre a sua vida, poste todos os dias, faça isso, faça aquilo. Com as mudanças nas redes eu tentei usar alguns desses artifícios e até tive resultados, mas esse ritmo insano que eles pregam me trouxe exaustão e frustração.

Foi então que eu percebi que tudo isso que é falado por aí, não é sustentável e ou eu trabalhava ou ficava criando conteúdo porque como empreendedora solo as duas coisas para mim eram impossíveis.

Então eu continuei estudando e comecei a observar que o jogo da internet não o é o mesmo para todos, cada negócio possui características próprias assim como cada ser humano também tem o seu próprio ritmo e por isso não existe uma receita pronta a ser aplicada.

A realidade hoje é que todos os negócios precisam ter presença na internet, mas nem todos precisam construir uma grande audiência para captar clientes.

Por exemplo, se você é um organizador de eventos do interior do nordeste que atende cerca de 20 clientes por ano e cuja cidade registra uma média de 1000 casamentos civis anualmente, não faz sentido algum possuir dezenas de milhares de seguidores nas redes sociais e ficar postando todos os dias.

Além disso, muita gente acha que marketing digital para eventos se resume a publicações no Instagram, na verdade esse é apenas uma entre dezenas de formas de usar a internet para divulgar o seu trabalho, blogs, sites, podcasts, diretórios, SEO, plataformas de divulgação de serviços, newsletter, comunidades, canais no Telegram são algumas das ferramentas usadas pelas empresas em sua comunicação digital para alcançar o público desejado, construir relacionamento e fazer vendas.

Conheci alguns profissionais do setor de eventos que não acreditavam que era possível atrair clientes pelas redes sociais e confiavam apenas na velha e boa indicação, mas eu sou a prova viva de que sim é possível atrair clientes na internet, mas para fazer isso hoje em dia é importante pensar de forma estratégica em toda a sua comunicação digital (que vai muito além do marketing).

Precisamos parar de seguir a manada ou fazer as coisas baseadas em achismos, a comunicação digital bem feita, baseada em dados e dentro da sua realidade e possibilidade pode sim gerar bons resultados.

Se você ou sua empresa não possui uma estratégia de comunicação que considera quem é você, o seu negócio e o seu público, pode ter certeza que você está perdendo clientes e deixando dinheiro na mesa. E se precisar de ajuda para aprimorar o marketing digital da sua empresa entre em contato comigo, ficarei feliz em poder contribuir com o crescimento do seu negócio.

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