Ontem por mais de 5 horas todas as redes sociais e ferramentas da empresa Facebook ficaram fora do ar e em meio a todas as especulações que foram feitas uma delas era de que hackers haviam invadido o sistema e que haviam apagado todos os dados (o Facebook informou hoje que foi um problema interno).

Não demorou muito para que em grupos de profissionais de marketing se discute-se os efeitos de tal situação, confesso que considerei a queda algo positivo, visto que há tempos tenho tentado conscientizar profissionais e empreendedores sobre a importância de não colocar todos os ovos em uma única cesta, ainda mas quando essa cesta não te pertence e essa é foi uma lição prática.

Muita gente acha que marketing digital é apenas postar no Instagram o que é um grande erro é algo que pode afundar o seu negócio pois não é sustentável a longo prazo, ainda mais com as mudanças que estão acontecendo por conta da LGPD.

A realidade principalmente no mercado de eventos sociais é que muitas empresas não possuem uma gestão de comunicação eficiente e nem um plano de marketing digital estruturado, a maioria apenas cria perfis nas principais redes sociais e postam conteúdos de qualquer forma.

Por isso quero que você reflita: Se as redes do Facebook deixassem de existir hoje como a sua empresa seria afetada? Você possui uma estratégia de comunicação que utiliza outros canais e que podem garantir com que o marketing da sua empresa continue sendo feito e clientes sejam atendidos?

Quero enumerar aqui alguns erros comuns que empresas do setor de festas cometem e que devem ser repensadas urgentemente:

Não possuir um site

Possuir um site é o mínimo que se espera de uma empresa, ela é a sua casa própria na internet, ali as regras são suas e é aonde o seu cliente pode encontrar informações sobre o seu negócio de forma fácil sempre que precisar.

Site desatualizado

Estima-se que só no Brasil são feitas cercas de 5,5 bilhões de pesquisas por dia no Google, por isso ter um site responsivo e otimizado para os mecanismos de busca é primordial para qualquer empresa, afinal de contas, como dizem por ai: “Se não está no Google não existe”.

Não ser multicanal

E-mail, Whatsapp, Telegram, mensagem direta, chat, telefone, Messenger, Zoom, Skype, Correios e até SMS são algumas das ferramentas que devem ser utilizadas no contato com os clientes, não é porque nos últimos anos novas formas de comunicação surgiram que as velhas devem ser abandonadas, todas elas tem o seu espaço e por isso é importante utilizar cada uma delas para se relacionar com o seu cliente.

Não possuir um sistema de CRM

Já me deparei com profissionais que atendem clientes por Whatsapp e não faz nenhum cadastro desses clientes deixando todas as informações soltas. É muito importante possuir um sistema de CRM (Customer Relationship Management) que nada mais é um sistema de gestão de relacionamento com o cliente e que visa auxiliar no atendimento a longo prazo.

Não atualizar seu mailing

Algumas empresas até possuem um cadastro de atendimento, mas não fazem a higienização desse mailing e acabam enviando mensagens replicadas ou propaganda para clientes que já estão fechados ou que o evento já foram realizados (isso aconteceu com uma noiva que eu atendia quando era organizadora, que me relatou estar preocupada por ter recebido um e-mail marketing da empresa mesmo depois de já ter fechado contrato).

Utilizar apenas uma rede social

Criar conteúdo e fazer a gestão de redes sociais de forma profissional não é uma tarefa fácil, por isso muitos empreendedores optam em investir em apenas uma rede social o que pode ser um erro, visto que as redes sociais são instáveis e possuem públicos diferentes, por isso é necessário estar presente em mais de uma rede e com planejamento e uma boa estratégia é possível fazer isso sem perder a sanidade no meio do caminho.

Postar conteúdos sem estratégia

Foi-se a época que se postava apenas por postar, hoje em dia profissionais de marketing estudam as ferramentas para desenvolveram formas de conseguir se comunicar com eficiência na internet, ao elaborar um conteúdo é necessário pensar no objetivo, qual o canal utilizado, quem é o público que se deseja alcançar e quais os seus desejos, a criação de conteúdo deve ser bem pensada para conseguir obter resultados.

E para finalizar quero dizer que precisamos ter consciência que a redes sociais é apenas uma das ferramentas que devem ser usadas na divulgação do seu trabalho mas não é a única. Se você tem interesse em saber como criar uma estratégia de comunicação eficiente e de longo prazo basta entrar em contato comigo em qualquer um dos canais de atendimento. 🙂

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