Já há algum tempo tenho percebido uma certa rivalidade entre profissionais de assessoria/cerimonial de eventos e blogueiras de casamento.

Inclusive já presenciei algumas cenas desconcertantes em eventos em que blogueiras foram convidadas para participar e que acabaram sendo confrontadas por cerimonialistas.

Acredito que isso se deve ao fato de que alguns profissionais de cerimonial se sintam ameaçados ou injustiçados pelo fato de não conseguirem obter o mesmo reconhecimento que as blogueiras têm de suas seguidoras e de outros profissionais do segmento.

Mas qual a origem disso?

Em primeiro lugar é preciso deixar claro que blogueiras não são concorrentes de cerimonialistas, o que acontece é que elas se aproveitaram de uma brecha que os próprios profissionais deixaram vaga e conseguiram construir empresas de mídias bem sucedidas.

Esse espaço poderia ter sido ocupado por cerimonialistas se eles estivessem atentos as mudanças que vivemos nos últimos 20 anos, mas infelizmente ainda vemos muitos profissionais com pensamentos retrógrados que não querem “passar informação de graça”, como já ouvi alguns dizer.

Compartilhar é preciso

Nós estamos vivendo a era da informação e todos os tipos de profissionais hoje fazem seu nome compartilhando o seu conhecimento na internet e quando um especialista se recusa a fazer isso, automaticamente deixa espaço para que outras pessoas interessadas ocupem o seu lugar e sejam reconhecidas como experts no assunto mesmo não sendo.

O marketing digital em especial o de conteúdo deveria ser considerado a estratégia número um de cerimonialistas ao planejarem a divulgação de seu negócio, através dele você pode se mostrar como um especialista para o mundo, agregar valor ao seu trabalho e consequentemente conquistar mais clientes.

Mas a realidade é que a maioria dos profissionais de assessoria e cerimonial não faz ideia de quanto dinheiro tem perdido por não investir em um plano estratégico de marketing para a internet.

Quem chega na frente bebe água limpa

Em um tempo em que se fala sobre Experiência do Consumidor e Metaverso os profissionais de eventos em sua maioria ainda não conseguiram fazer o mínimo com relação a comunicação digital de seus negócios.

Em pesquisa feita pela Dréz Comunicação com profissionais do setor 33,3% informaram que não possuem site, 37% não utiliza nenhuma estratégia de otimização e captação de leads* em seu site e constatamos também que a presença nas redes sociais é feita de forma totalmente amadora.

Segundo o Google, são realizadas cerca de 10 mil pesquisas por mês sobre o assunto “organização de casamento”, e no último mês houve um aumento de mais de 900%  considerando o mesmo mês do ano passado, porém nenhum organizador de eventos aparece no resultado de busca de forma orgânica (gratuita) para atender a esses usuários, ou seja, entregam de bandeja os clientes as blogueiras e seus parceiros comerciais que continuam bebendo da água limpa e cristalina nessa fonte chamada internet.

Agora é a hora

Já passou da hora dos profissionais de assessoria e cerimonial de eventos começarem a encaram o marketing como parte fundamental de seu negócio, muitos acabam alegando que não tem tempo para isso, ou que não sabem como fazer.

O tempo para se dedicar ao marketing de sua empresa deve ser incluído em suas atividades diárias, afinal de contas, as blogueiras começaram sua jornada como um hobby, fazendo conteúdo em seu tempo livre e assim conquistaram o seu espaço e se profissionalizaram, então é uma obrigação para o empreendedor de festas profissionalizar o seu negócio e dar atenção ao marketing de sua empresa.

Agora se sua desculpa é que não sabe fazer você tem então duas opções, a primeira é aprender e a segunda é terceirizar. Nos Estados Unidos, Canadá e Europa encontramos profissionais especialistas em prestar serviços para Wedding planners, fazendo a otimização de sitesgestão de redes sociaisrelações públicas e criação de textos e anúncios para internet e que conseguem trazer excelentes resultados para os seus clientes.

É importante salientar que não se trata de elaborar estratégias complexas de comunicação como fazem as grandes empresas, ou passar o dia fazendo dancinhas nas redes sociais como pregam alguns “gurus” de internet, mas de desenvolver e aplicar uma estratégia de comunicação digital que esteja dentro de suas possibilidades de realização.

Mas afinal o que deve ser feito?

Em primeiro lugar, antes de elaborar um plano de marketing é necessário levar em consideração o mercado em que o profissional está inserido, afinal de contas, as estratégias usadas por um assessor de eventos na capital de São Paulo é bem diferente da estratégia usada por um cerimonialista de uma cidade do interior da Bahia.  

Porém há um mínimo que todo profissional de organização de eventos deve fazer e aí está incluso possuir um site atualizado e otimizado para os mecanismos de busca como o Google, ser listado em diretórios e sites segmentados e produzir conteúdo para mais de um canal de comunicação que pode ser um blog, newsletter, podcast, Facebook, Instagram, Pinterest ou outra rede social.  

Casamento virtual

A jornalista Rita Wu da CNN anunciou essa semana o seu casamento no Metaverso com André Mertens, sabe o que isso significa? Oportunidade de divulgação e negócios para empresas físicas (sim o vestido de noiva será feito por um estilista real).

Mas como as empresas de eventos podem surfar essa onda se não conseguem nem ter presença no Google?

É importante que profissionais de organização de eventos se atualizem o mais rápido possível, pois o digital é um caminho sem volta e em um ambiente tão dinâmico ficar para trás pode prejudicar de modo permanente o seu negócio.

Esse post visa alertar aos profissionais de organização de casamentos e festas da importância de investir em marketing digital e conteúdo para garantir a sustentabilidade do seu negócio a longo prazo.

Se você se sente perdido com relação a como elaborar um plano de marketing ou como desenvolver ações de marketing na internet, eu posso te ajudar. Entre em contato para conversamos.  

*leads são os dados de contato de uma pessoa interessada em seus produtos ou serviços.

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