A cada dia que passa a comunicação digital se faz mais presente em nosso dia a dia, isso nos trouxe vantagens e transformou nosso estilo de vida.
Hoje já é possível fazer contato com qualquer pessoa do mundo de forma rápida e barata através de texto, voz ou vídeo.
Porém toda essa facilidade também tem causado alguns transtornos que acaba nos afetando negativamente como stress, ansiedade e dependência.
Infelizmente a maioria de nós não foi educada com relação ao uso correto da internet, das redes sociais e demais ferramentas digitais.
No intuito de contribuir para que cada dia mais pessoas possam fazer bom uso desses aplicativos, decidi compartilhar conteúdos com orientações sobre esse assunto.
Nesse artigo quero orientar com relação ao uso de um dos aplicativos mais populares, o Whatsapp. Essa ferramenta que mudou a forma como nos comunicamos, mas que também tem se tornado motivo de transtorno na vida de muitas pessoas.
Então aí vão algumas dicas para te ajudar a utilizar o Whatsapp de forma produtiva e sem neuras:
Horário de envio de mensagens
Para envio de mensagens de negócios ou contatos profissionais envie mensagens durante o horário comercial, afinal de contas nada mais chato do que ter encerrado o expediente, entrar no modo relax e ficar recebendo notificação de mensagem. E mesmo para mensagens pessoais, fique atento ao horário, nada de enviar mensagens tarde da noite ou madrugada, prefira o horário entre 10 da manhã até às 9 da noite.
Seja direto
Sempre que enviar uma mensagem para alguém seja prático e vá direto ao assunto logo na primeiro mensagem, nada de dizer “Oi Tudo bem?” e ficar esperando resposta, nem sempre as pessoas tem disponibilidade para respostas imediatas e bate papos, então agilize a conversa.
Seja paciente
Não seja imediatista, as pessoas tem uma vida além do celular e nem sempre podem ler ou responder de imediato, caso seja um assunto urgente ao invés de enviar uma mensagem, utilize uma ferramenta mais antiga, mas que ainda funciona muito bem que é o telefone.
Primeiro contato
Ao adicionar uma pessoa desconhecida e entrar em contato com ela pela primeira vez se apresente dizendo quem é, como conseguiu o número dela e qual o motivo do contato, tudo em uma única mensagem.
Mensagem de texto, áudio ou vídeo
Dê preferência para mensagem de texto, áudio somente para com quem você tem intimidade, até porque nem sempre as pessoas tem possibilidade de ouvir um áudio, só faça chamada de vídeo em data e horário pré-agendado.
Atenção a escrita
Após digitar leia com calma o que escreveu, seja objetivo, evite textos grandes (em caso de assuntos que demandam muitas informações o ideal é utilizar o e-mail ou o telefone) corrija palavras e coloque a acentuação corretamente.
Cuidado com a interpretação
As mensagens escritas são mais difíceis de serem interpretadas do que a mensagens faladas, quando uma pessoa escreve de forma direta ou monossilábica, nem sempre ela está sendo rude ou te dando gelo, na maioria das vezes ela só está muito ocupada e precisa ser direta em sua resposta.
Cuidado com o uso de emojis
Em excesso os emojis e figurinhas poluem a mensagem e tendem a dificultar a interpretação, além do que podem passar uma imagem infantil ou de intimidade, use com moderação.
Estabeleça limites
Não responda mensagens fora do horário de trabalho, se possível tenha um número de telefone pessoal e outro profissional e utilize o Whatsapp business o qual é possível deixar mensagens de ausências e informar horários de atendimento.
Mantenha o controle
Você não é obrigado a passar o dia respondendo Whatsapp (a não ser que a única atividade requerida na sua função seja isso), por isso desative as notificações e separe blocos de tempo para que possa ler as mensagens em geral 3 ou 5 blocos de 15 minutos cada durante o dia são suficientes para isso.
Envio de documentos
Para envio de documentos importantes, imagens e dados pessoais prefira utilizar o e-mail pois é mais fácil de catalogar, pesquisar, mais seguro e as imagens não perdem qualidade no envio, dados pessoais como nome completo, endereço, nº de documentos e etc nunca devem ser solicitados ou enviados pelo aplicativo, pois em caso de hackeamento do aplicativo ou roubo do aparelho poderá ocasionar vazamento dessas informações que podem ser usadas para fraudes e gerar transtornos não apenas para o cliente mas para a empresa no descumprimento da LGPD.
Comunicação corporativa interna
Há maioria das pessoas participam de muitos grupos no Whatsapp e alguns tem até dificuldade para administrar o conteúdo de todos eles por isso as alguns assuntos podem passar despercebido ou se perderem com facilidade, por isso o ideal para utilizar outras ferramentas para comunicação interna da empresa como o slack ou skype.