Esses dias me deparei com uma postagem patrocinada no Instagram relativo a um curso sobre o Metaverso, entre os diversos comentários um me chamou a atenção e o reproduzo abaixo:

Confesso que esse comentário me fez refletir e comecei a me lembrar de algumas reportagens que assisti sobre inclusão digital no Brasil e até algumas situações que vivi com pessoas do meu circulo que são bem educadas e informadas mas que demonstraram desconhecimento de algumas questões básicas sobre as redes sociais mesmo sendo usuárias.

Então decidi ir em busca de dados que pudessem comprovar o comentário da Carolina e a minha observação sobre esse assunto, pois nós vivemos em uma bolha e nos iludimos demais com relação a inclusão digital em nosso país.

Foi então que descobri que 29% das famílias brasileiras não possuem internet em casa e que esse número sobe para 60% se consideramos apenas as famílias pobres (classes D e E). Esses dados foram divulgados em reportagens do Jornal da Band e Jornal Nacional.

Além disso, a maioria dos brasileiros ainda tem acesso a uma internet limitada e ruim o que prejudica muito até quando se necessita fazer o básico como estudar, ter acesso a programas sociais e fazer transações bancárias.

E mesmo aqueles 20% que possuem o privilégio de ter acesso a uma rede de internet de qualidade, não sabem utilizar de forma correta a maioria das programas e ferramentas disponíveis, pois não foram educados para isso, muitos podem ser considerados analfabetos digitais.

A maioria se considera digitalizada só porque sabe male mal postar nas redes sociais, utilizar alguns programas do pacote office e o whatsapp, mas ainda assim estão longe de ter domínio das plataformas e de como se comunicar no digital.

Quantas empresas nós vemos por ai que utilizam o Whatsapp como ferramenta de comunicação com seus colaboradores mesmo tendo outras opções mais seguras? Quantos lideres não sabem o mínimo de netiqueta e LGPD e acabam tomando muitas atitudes equivocadas que prejudicam liderados ou o próprio negócio sem ninguém se dar conta disso? E quantas empresas você conhece que oferecem treinamento aos seus colaboradores sobre educação e comunicação digital.

Em uma sociedade em que ter acesso ao básico como alimentação, educação e moradia tem sido cada dia mais difícil, quem poderá investir em equipamentos caros como óculos de realidade virtual, internet de ponta e computadores de última geração? Vemos ai que o abismo digital tende a aumentar cada vez mais.

Segundo relatou David Caroll, professor de Design virtual e mídias digitais da New School (EUA) em uma entrevista para o Fantástico:

“Ainda é cedo para dizer, mas parece que o metaverso não está sendo pensado como um espaço público para cidadãos e sim como uma plataforma de marketing para consumidores e ai vira um espaço para anúncios”

Se considerarmos os últimos episódios ocorrido com a empresa Meta (antiga Facebook) com os escândalos, perdas de usuários e decadências de suas redes isso faz todo o sentindo.

Então acredito que antes de pensarmos na “revolução do metaverso” precisamos trabalhar para a inclusão e educação digital dos brasileiros.

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