Quando falamos do uso profissional das redes sociais, a maioria das pessoas só pensa em Facebook e Instagram, talvez porque essas são as mídias digitais mais populares, porém é importante lembrar que esses não são os únicos canais que podem gerar bons resultados e talvez nem seja a melhor mídia para o seu tipo de negócio. 

Não quero dizer com isso que você não precise ter um perfil nessas redes, mas sim que marcar presença é diferente de investir tempo, energia e dinheiro nestes canais.

Google, Linkedin, Pinterest, Youtube, Tik Tok são algumas das mídias que podem ajudar a gerar excelentes resultados e que muitas vezes são esquecidas ou deixadas de lado nas estratégias de marketing digital. 

Um bom exemplo disso, é o do grupo de pop japonês One N’ Only, que fugiu à regra de utilizar o Instagram como sua mídia principal e conseguiu obter excelentes resultados no Tik Tok.

QUEM SÃO

O grupo One N’ Only é uma boysband composta por 6 integrantes, são eles: Hayato, Eiku, Tetta, Rei, Naoya e Kenshin. Debutaram em 2018, porém só em 2020 eles decidiram criar conteúdos para o Tik Tok, conhecida como a famosa rede das dancinhas, o que faz todo o sentido para um grupo de vocal e dança. 

A ESTRATÉGIA

Para conquistar novos fãs eles decidiram apostar nos conteúdos de desafios de dança que são populares na plataforma, dançando não apenas as músicas do grupo, mas também de outros artistas, sempre de olho nos desafios que estavam em alta, em novembro de 2020 eles publicaram um conteúdo dançando a música Recairei dos Barões da Pisadinha, que é muito popular entre os brasileiros. 

Este conteúdo viralizou da noite para o dia e obteve mais de 300 mil visualizações (hoje esta publicação conta com mais de 700 mil visualizações) o que gerou muitos comentários em português e também a conquista de novos seguidores, sendo a maioria brasileiros, quando isso aconteceu eles nem conseguiam acreditar no real alcance que a publicação teve, afinal de contas eles estavam atingindo um público do outro lado do mundo. 

Alguns dias depois eles decidiram publicar um novo conteúdo utilizando outra música do mesmo artista e mais uma vez o conteúdo viralizou, porém alcançando números ainda maiores, foram mais de 3 milhões de visualizações, 600 mil curtidas e uma explosão de comentários em português. 

A partir daí, o grupo decidiu apostar em fazer publicações com músicas de diversas partes da América Latina, inclusive fazendo legendas em português e espanhol. O resultado deu tão certo que eles se tornaram o grupo masculino com o maior número de seguidores do Japão, alcançando mais de 5,8 milhões de seguidores só no Tik Tok. 

Para nível de comparação, o perfil deles no Instagram que é usado como uma vitrine apenas com imagens do grupo e algumas atualizações de agendas nos stories possui 131 mil seguidores e o canal no Youtube tem 153 mil inscritos. 

Analisando os dados do Tik Tok podemos observar que conteúdos publicados com músicas brasileiras e latinas têm geralmente um alcance 10 vezes maior que os conteúdos voltados para o público japonês.

O RESULTADO

https://www.tiktok.com/@onenonly_tokyo/video/7312842178659765512?is_from_webapp=1&sender_device=pc&web_id=7257513745064543749

Como resultado de toda essa exposição eles ganharam destaques na mídia sendo convidados para dar entrevistas não apenas no Japão (que os destaca como grupo que atraiu a atenção dos brasileiros) como em outros países da América Latina. 

Também receberam o convite para a primeira apresentação fora do seu país de origem, sendo uma das atrações no palco principal do Festival Anime Friends 2022 (o maior evento para fãs de anime e mangá na América Latina) que foi realizado em São Paulo e no ano seguinte fizeram um tour pela América Latina. 

One N’ Only no Anime Friends /Divulgação

Para aproveitar a exposição nos países latinos em especial o Brasil, o grupo ainda gravou duas músicas em português, uma versão da música LOCA (original é cantada em japonês) e Get That.

Os próprios membros do grupo relataram em entrevistas que toda essa exposição e alcance internacional era inimaginável poucos anos atrás e que isso só foi possível no momento graças aos conteúdos postados no Tik Tok.

O QUE APRENDEMOS

  • Busque como mídia principal aquela que tenha mais haver com você e o seu trabalho/negócio;
  • Replique os conteúdos que estão dando certo;
  • Esteja atento a resposta do público aos seus conteúdos, isso mostra o que eles têm interesse e te ajuda a oferecer mais do que eles querem.

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