O Tik Tok foi o aplicativo mais baixado em 2021 e seu impacto tem sido visto em diversos setores. O mercado editorial é uma prova viva disso, basta visitar uma livraria para encontrar em destaque a sessão intitulada #Booktok com os livros mais indicados por usuários dessa rede social. 

E tudo indica que com o setor de casamentos não será diferente, segundo pesquisa do OpinionBox os perfis que falam sobre casamentos está entre os 26 conteúdos mais consumidos pelos brasileiros na rede social que hoje possui usuários de todas as idades e concentra uma boa parte da geração Z.

Nos EUA muitas empresas do setor de casamentos já tem utilizado o Tik Tok para divulgar produtos, esclarecer dúvidas e impulsionar as vendas para uma nova geração de casais. 

A #WeddingTok já tem mais de 2,4 bilhões de visualizações na plataforma e possui conteúdos não apenas para os anfitriões mas também para os convidados. 

A empresa David’s Bridal decidiu apostar no Tik Tok postando opções de vestidos tanto para o noivado quanto para casamento, uma postagem feita em março mostrou um vestido de noiva que custa menos de 1000 dólares viralizou alcançando 15,5 milhões de visualizações. 

Eles também aumentaram o seu estoque de vestidos pretos, depois que receberam vários comentários na rede social pedindo por eles.

Muitos clientes chegam à loja com capturas de tela de vestidos de noiva e formatura que elas viram no Tik Tok. O mesmo acontece com a Kay Jewelers que vende anéis de noivado e joias para noivos. 

Os consumidores da nova geração vão ao Tik Tok para buscar conselhos e orientações sobre diversos assuntos e casamentos é um deles.

Beatriz Guarezi da Bits to Brand já cantou essa bola em sua newsletter:

“No Google, você busca por respostas. No TikTok, você busca novas descobertas. Essa é uma diferença que transcende gerações, e vai ditar a evolução das plataformas e da criação de conteúdo nos próximos tempos”

A plataforma de casamentos Zola, começou a criar conteúdos no Tik Tok no final de 2021, dando conselhos sobre o planejamento do evento. 

De acordo com Victoria Vaynberg, chefe de marketing do Zola “Há muito conteúdo sendo criado no Tik Tok com opiniões pessoais, mas nós queremos ser vistos como especialistas”

Os conteúdos produzidos pela marca não foca só nas noivas, mas também noivos e convidados em geral dando conselhos sobre o que fazer ou não em um casamento. 

E com isso a Zola tem visto um registro maior em seu site como efeito do Tik Tok. A empresa está tão satisfeita com os resultados que aumentou seu investimento no recém lançado programa de embaixadores tanto no Tik Tok quanto no Instagram e Youtube. 

Mas as pequenas empresas também podem se beneficiar da rede social.

Claire Roche, organizadora de casamentos da empresa Grit and Grace começou a postar conteúdos na rede social em janeiro de 2021 e hoje conta com 1,2 milhões de seguidores e tem trabalhado com marcas como Shutterfly e After the Tone.

O organizador de eventos Tyler Speier, da empresa que leva o mesmo nome, tem recebido muitos pedidos de orçamento de pessoas que o encontraram no Tik Tok, incluindo o cliente que fechou um casamento na Irlanda. Uma de suas publicações explicando sobre trajes de casamento possui mais de 1 milhão de visualizações.

Dye, uma fotógrafa de casamentos de Charleston na Carolina do Sul, recebe de 3 a 5 pedidos de orçamento toda semana de casais de todo os EUA que a encontraram na rede social. Antes disso, 95% dos pedidos que ela recebia eram de casais de sua cidade, como ela só fotografa de 15 a 20 eventos por ano, não consegue atender a todos, mas isso abriu para ela um novo mercado e hoje ela pode escolher o cliente que quer atender.   

Creio que está muito claro que o Tik Tok tem feito a diferença no mercado de casamentos dos EUA, e o Brasil possui a tendência de seguir pelo mesmo caminho, porém por aqui ainda são raras as empresas do setor que já aderiram a rede social e que sabem utilizá-la como canal de marketing (será que seguimos para repetir o erro que deu autoridade as blogueiras de casamentos anos atrás? Abordei isso nesta postagem).

A vantagem disso é que como há poucos profissionais do mercado que estão produzindo conteúdo no aplicativo, as chances de se dar bem por lá são muito maiores que no Instagram, onde 69,9% dos usuários entram para postar, frente a 35% do Tik Tok. 

Bem eu poderia continuar por aqui explicando e dando muitos outros dados sobre o uso do Tik Tok como canal de comunicação para fornecedores do setor de casamentos e festas, mas precisaríamos de muito mais tempo pra isso, portanto quero terminar essa postagem relembrando vocês que “Quem chega primeiro bebe água limpa”. 

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